terça-feira, abril 23, 2024
CULTURADESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Museu de História e Ciência Naturais reativa Estação Ferroviária de Simplício

Um projeto cultural na Estação Ferroviária de Simplício foi idealizado entre o Museu de História e Ciências Naturais (MHCN) e o empresário alemparaibano Brasilino Bittencourt (Cerveja Porto Novo), e já está em funcionamento. Contando com o apoio do DNIT e do Governo Federal, o projeto tem por finalidade a revitalização e uma requalificação de uso do espaço que hoje é visitado por inúmeras pessoas, e que acabam não tendo a oportunidade de conhecer a parte interna do prédio. Daí, desde o último final de semana, os visitantes agora podem desfrutar de uma boa gastronomia e ter acesso à cultura e a memória ferroviária.

O projeto visa integrar a estação ferroviária recuperada como condicionante de licenciamento ambiental pela empresa Furnas Centrais Elétricas, com os inúmeros visitantes que chegam até o local por lazer ou por turismo. Agora, estes têm um motivo a mais do que apenas as fotografias, isto porque poderão conhecer um pouco mais da nossa história e de uma gastronomia construída especialmente para os visitantes.

Segundo o professor André Martins Borges, diretor do MHCN, brevemente será possível encontrar no local informações históricas, turísticas e culturais de 15 cidades da região, sem contar que estarão disponíveis, para comercialização, lembranças da estação e da memória alemparaibana para presentear amigos e familiares.

O Museu e a ABPF-PN estão trabalhando muito, visando colocar nos trilhos o trem turístico com a locomotiva a vapor 51 em nossa cidade, que ligaria inicialmente a Estação de Porto Novo e a Estação de Simplício, onde você poderia chegar também de trem. Ainda não existe uma data para o início do funcionamento do Trem Turístico que depende de autorização da concessionária FCA/VLi.

Estão sendo tomadas todas as medidas para o atendimento aos decretos municipais e estaduais em relação a COVID-19, garantindo assim total segurança ao lazer e turismo. O MHCN espera poder receber você e sua família, e assim como pensado há alguns anos atrás, transformar o município alemparaibano por meio do fomento ao turismo.

“Memória e Patrimônio Cultural de Além Paraíba – Volume I”

O Museu de História e Ciências Naturais lançou, recentemente, o livro “Memória e Patrimônio Cultural de Além Paraíba – Volume I”. O livro é voltado à divulgação de histórias e memórias de Além Paraíba, resgatadas pela instituição desde o ano de 2003, a partir de entrevistas com pessoas que participaram e vi9venciaram partes da história do município.

Vale ressaltar, existem poucos exemplares disponíveis que podem ser adquiridos na sede do Museu. Maiores informações através do WhatsApp (32) 98867-1382.

Fonte e Fotos: André Martins Borges / Museu de História e Ciências Naturais