sexta-feira, abril 19, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

UFJF oferece 440 vagas em cursos de graduação a distância

Oportunidades são para os cursos de licenciatura em Pedagogia e em Computação, que contam com dez polos de apoio presencial.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza 440 vagas para o Processo de Seleção dos Cursos de Graduação a Distância. As vagas oferecidas são para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Computação, que têm dez polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Andrelândia, Bicas, Durandé, Governador Valadares, Itamonte, Monte Sião, Carandaí, Confins, Jaboticatubas e Sabará. Os cursos e vagas podem variar conforme o polo.

Os interessados podem ingressar nos cursos utilizando a pontuação obtida em uma das cinco edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concorrendo, assim, à proporção de 90% das vagas disponíveis. A outra opção, é concorrer às vagas destinadas aos professores da rede pública de ensino, que devem estar em exercício da profissão. Esses profissionais não podem ter formação inicial em nível superior e nem dispor de formação na área em que atuam. Esta modalidade contém 10% do total das vagas. Caso haja número de inscritos superior nesta modalidade, o critério de escolha será de acordo com o maior tempo de serviço; persistindo o empate, com o de maior idade.

De acordo com o edital, o candidato deve optar por dois polos, em ordem de preferência, onde pretende cursar a graduação escolhida.

Inscrições

Os candidatos podem se inscrever até as 18h de 30 de outubro, de forma on-line, através do site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). Durante o período de cadastro, o candidato deve ler atentamente as instruções, preencher o formulário com seus dados completos e enviá-los eletronicamente. Em seguida, deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 120, e efetuar o pagamento até as 20h de 30 de outubro de 2020, exclusivamente no Banco do Brasil.

O candidato deve imprimir o comprovante definitivo da inscrição no dia 5 de novembro. O documento é disponibilizado na Área do Candidato, no site da Copese.

Isenção

A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada somente no ato do cadastramento on-line, no período de 14 de outubro até 19 de outubro, na Área do Candidato. É da responsabilidade do candidato consultar, no mesmo site, o resultado da sua solicitação de isenção de taxas, que estará disponível a partir do dia 27 de outubro de 2020. Caso a isenção seja indeferida, o candidato deve acessar o mesmo site do cadastro para gerar a GRU e, assim, efetuar o pagamento da taxa para que sua inscrição possa ser deferida e efetivada.

Resultado e matrícula

O resultado final do Processo de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação a Distância 2020 será divulgado no dia 6 de novembro, a partir das 15h, no site da Copese. A matrícula dos candidatos aprovados ocorre em duas fases obrigatórias: a primeira corresponde à pré-matrícula on-line, no site da Cdara, nos dias e horários estipulados nas orientações que serão divulgadas no mesmo site.

Já a segunda fase é referente à entrega de documentos para todos os candidatos que realizaram o registro de pré-matrícula on-line, mediante a entrega de cópia legível dos documentos listados nas orientações para matrícula, também disponibilizadas no site da Cdara.

Fonte e foto: Tribuna de Minas