sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Carlos Eduardo Gomes Senra, diretor do CER III de Além Paraíba, recebeu ontem (18) homenagem da Marinha do Brasil

Carlos Eduardo Gomes Senra, o Kadu, com o Contra-Almirante Elson Luiz de Oliveira Góis.

O diretor do Centro Especializado em Reabilitação III (CER-III), Carlos Eduardo Gomes Senra, serviço de grande relevância instalado da sede da APAE de Além Paraíba, esteve no Rio de Janeiro ontem (18), no Centro de Educação Física “Almirante Adalberto Nunes” (CEFAN), onde recebeu das mãos do Contra-Almirante Elson Luiz de Oliveira Góis, juizdeforano casado com a alemparaibana Ângela Côrtes, a Medalha “Amigo da Marinha”. A honraria é concedida somente a personalidades que tenham prestado relevantes serviços à sociedade.

A Medalha “Amigo da Marinha”

A Medalha “Amigo da Marinha” foi criada em 1979, por decisão do então Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, inspirada na Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), da cidade de Santos (SP), com o propósito de congregar personalidades brasileiras ou estrangeiras motivadas a contribuir para aproximar a Marinha da Sociedade, desenvolver a mentalidade marítima e conscientizar setores estratégicos sobre a importância das atividades desenvolvidas pela Força.

A Marinha do Brasil (MB) dedica  o dia 06 de dezembro como data nacional do Amigo da Marinha. Todos os anos, a MB homenageia aqueles que se distinguiram por ajudar a divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à instituição e na divulgação da importância do mar para o país.

Neste ano, devido o atual momento em que passa o Brasil com a pandemia do covid-19, as homenagens foram antecipadas.

Carlos Eduardo Gomes Senra, o Kadu

Filho caçula do casal Haroldo Pereira Senra e Maria Carmen Gomes Senra,  fisioterapeuta Carlos Eduardo Gomes Senra, popularmente conhecido por Kadu, nasceu no dia 12 de julho de 1974. Seus irmãos são: Luiz Cristóvão, Carmen Lydia (Pupi), Ricardo Luiz e Haroldo Tadeu.

Estudou no Colégio Santos Anjos e no CAP (Colégio Além Paraíba), a seguir na Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói (RJ), onde formou-se em Fisioterapia.

Após formado, voltou para sua terra natal onde iniciou a carreira trabalhando como voluntário no Asilo Ana Carneiro e na APAE. A seguir, foi convidado a trabalhar, como contratado, na Secretaria Municipal da Saúde, gestão do ex-prefeito Sérgio Ribeiro, continuando na gestão do também ex-prefeito Wolney Freitas. Na pasta da Saúde alemparaibana atuou como coordenador do PSF (Programa de Saúde da Família) e responsável pela implantação do SAE (Serviço de Atenção Especializada à Pessoas Com o HIV). 

Kadu também lecionou na Faculdade de Fisioterapia da FEAP (Fundação Educacional de Além Paraíba, e atualmente dá aulas no CENTEP.

Kadu sempre teve grande paixão pela APAE de Além Paraíba, instituição fundada pela saudosa professora Zóe da Cunha Antunes. Durante a gestão do empresário Alencar César Martins Zamboni como presidente da instituição, a este informou da existência de um serviço que havia sido oferecido e estava sendo recusado pela municipalidade alemparaibana – o Centro Especializado em Reabilitação, que também poderia ser gerido por instituições como a APAE. Após ouvir atentamente o que seria um CER, Alencar deu total liberdade para que Kadu tentasse implementar o órgão que recebe recursos do Governo Federal e presta relevantes serviços à sociedade.

Foram dias, semanas e meses de estudos, busca de documentos, sem contar que a APAE à ocasião tinha algo a mais para receber um serviço de tamanha relevância – estava em fase final as obras a sua nova sede.

Atualmente o CER, denominado III, é uma referência nacional dentro das terras alemparaibanas, recebendo visitas de todas as partes do país, atendendo a maioria dos municípios da região.

Certamente, uma obra que não estaria em Além Paraíba não fosse a determinação de Carlos Eduardo Gomes Senra que, na volta do Rio de Janeiro ontem, com a Medalha “Amigo da Marinha” no peito, disse: “Voltei para Além Paraíba lisonjeado e com a certeza de que estou onde deveria estar (CER III / APAE), fazendo o melhor que eu posso, cumprindo a minha missão com amor e sabedoria”.

Parabéns Carlos Eduardo Gomes Senra pela justa homenagem que recebeu da Marinha do Brasil! Com toda certeza Além Paraíba está orgulhosa de ter um filho como você…