quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Muriaé: Polícia Civil cumpre mandado em entidade que presta serviços para prefeitura

A Polícia Civil cumpriu Mandados de Busca ontem (02) na sede de uma entidade social que presta serviços para a Prefeitura de Muriaé. A investigação, que corre em sigilo, apura supostas irregularidades no repasse e emprego de recursos públicos, da Prefeitura para a referida entidade, que atua na Cidade auxiliando a Secretaria de Assistência Social em projetos direcionados a população mais carente.

De acordo com as denúncias apresentadas os representantes da entidade estariam atuando em desvio de finalidade e utilizando sua estrutura como cabide de empregos de apoiadores, além de inflar desproporcionalmente os salários de alguns deles. Procurada, a Prefeitura informou que em breve vai se manifestar em nota, e que não tem conhecimento de qualquer irregularidade na execução do Convênio.

Nota da administração municipal sobre o PAIS

O Programa de Ação e Integração Social (PAIS) é uma associação privada que presta serviços ao município de Muriaé desde 2002, tendo passado, portanto, por cinco gestões (2001/2004 – 2005/2008 – 2009/2012 – 2013/2016 – 2017/2020).

Na atual gestão, o vínculo foi firmado através de processo de seleção, de acordo com edital de chamamento público lançado em 2019. Segundo o documento em questão, a organização vencedora fica responsável pelo fornecimento de pessoal especializado para compor os serviços socioassistenciais do município, incluindo questões como treinamento, capacitação e realização de eventos e atividades no âmbito da Assistência Social.

Cabe ressaltar que, durante os serviços prestados à atual gestão municipal, nenhuma irregularidade foi encontrada ou sequer apontada pelos órgãos fiscalizadores, tais como o Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal de Contas. Diferente, por exemplo, do convênio que foi celebrado entre a Prefeitura e o mesmo PAIS em 2014 (durante a gestão anterior), que é algo de inquérito civil instaurado pela Promotoria de Justiça.

Ainda neste sentido, informamos que a atual administração municipal de Muriaé têm colaborado prontamente com as investigações, enviando todas as informações e os documentos solicitados. E, da mesma forma, coloca-se à disposição dos órgãos fiscalizadores para prestar quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários, mantendo assim o compromisso com a transparência que foi assumido há quase quatro anos, em janeiro de 2017.

Fonte e fotos: Site Interlig@do Muriaé