quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Rede Social (facebook) registra várias denúncias de formação de cartel na venda de combustíveis em Além Paraíba e Jamapará

Mostrando tabelas de preços praticados em vários municípios da região, até mesmo em estados distantes como o Acre, usuários alemparaibanos do facebook promoveram nos últimos dias várias denúncias de formação de cartel na venda de combustíveis pelos postos de abastecimento de Além Paraíba e Jamapará, observados preços praticados em Leopoldina, Cataguases, Laranjal, Muriaé, Santo Antônio do Aventureiro, Volta Grande, Pirapetinga, Carmo, região Serrana Fluminense, Juiz de Fora e outros.

Já de longa data os reclamos são constantes, valendo ressaltar e o trajeto entre as distribuidoras de combustíveis, a maioria no município fluminense de Duque de Caxias, onde está instalada a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), e Além Paraíba e Jamapará, é bem menor que entre a maioria dos municípios citados, onde o custo cobrado do consumidor tem sido mais baixo.

Cartel é crime

Para os denunciantes, os proprietários de postos de combustíveis de Além Paraíba e Jamapará, onde um único empresário é o dono da maioria, o cartel está aos olhos das autoridades que nada fazem para coibir essa prática criminosa.

Segundo a lei 8137/90, é considerado como crime contra a ordem econômica o acordo entre empresas com objetivo de fixar artificialmente os preços ou quantidades dos produtos e serviços, de controlar um mercado, limitando a concorrência. Prevê, para a prática, pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.