sábado, abril 20, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Veja a lista de feriados de 2021 reze pela vacina e faça planos para viajar

São muitos feriados prolongados em 2021, hora de começar as fazer planos de viajar (Foto: Reprodução)

Pretende viajar em 2021? O ano não será tão farto de feriados prolongados como em 2020, mas não haverá motivo para se lamentar, pelo menos no quesito oportunidade de folga no trabalho. A única questão no caminho da realização dos seus planos é o fato de que seguimos sob a ameaça da pandemia de coronavírus, porém, há expectativa da chegada de vacinas.

A contar de sábado último, 02 de janeiro, o calendário terá três feriadões nacionais, que são os feriados prolongados que caem às segundas ou sextas-feiras, podendo ser emendados com os fins de semana.

São considerados feriados nacionais, estabelecidos na lei federal 10.607/2002, os dias 1º de janeiro, 21 de abril (Dia de Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Fora os nacionais o calendário trás os feriados estaduais e municipais. No caso Além Paraíba (MG), 19 de março, dia do padroeiro São José, e 28 de setembro, dia no aniversário do município, são feriados municipais.

Em fevereiro temos o período de Carnaval nos dias 15, 16 e 17 (segunda, terça e quarta-feira de Cinzas), que não é considerado feriado nacional, apenas ponto facultativo. No mês de junho a celebração cristã de Corpus Christi, dia 3, comemorado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, a exemplo do Carnaval, também é considerado ponto facultativo e não feriado.

Este ano, por conta da pandemia de coronavírus, a tradicional celebração carnavalesca é dúvida em todo o país, mas isso não significa que você não poderá aproveitar a parada de quatro dias e meio para viajar, a contar a partir do sábado, dia 13, domingo, dia 14, segunda-feira, 15, terça-feira, 16, e a quarta-feira de cinzas, 17, que por força da tradição o expediente só começa a partir do meio-dia.

Em abril, o feriado nacional da Paixão de Cristo, dia 2, sexta-feira, será outra boa oportunidade de emendar o final de semana para viajar. Ainda em abril, o Dia de Tiradentes, 21, vai cair numa quarta-feira, o que inviabiliza fazer planos de viagem, no máximo um bate e volta para destinos turísticos próximos.

A mesma programação pode ser feita para o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, que cairá num sábado.

O mês de novembro terá os dois últimos feriados nacionais do ano. O Dia de Finados, 2, uma terça-feira, o que significa que dependendo do seu acordo de trabalho você poderá até emendar o sábado, domingo e segunda-feira. Depois disso vem o 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, que será numa segunda-feira, o que garante um feriadão de três dias.

Veja abaixo a lista de feriados em 2021:

·         15, 16 e 17 de fevereiro (segunda, terça e quarta) – Carnaval (Ponto Facultativo)

·         19 de março (sexta-feira): dia de São José, padroeiro de Além Paraíba (feriado municipal)

·         2 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo

·         21 de abril (quarta-feira): Tiradentes

·         1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho

·         3 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (Facultativo)

·         28 de setembro (terça-feira) – Aniversário de Além Paraíba

·         7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil

·         12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida

·         28 de outubro (quinta-feira): Dia do Servidor Público

·         2 de novembro (terça-feira): Finados

·         15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República

·         25 de dezembro (sábado): Natal

Por Paulo Nonato de Souza