sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Vigilância Epidemiológica de Recreio alerta para risco de surto de dengue

Município tem hoje vinte focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Enquanto os casos de covid-19 não param de surgir, um antigo problema volta a entrar na lista de preocupações da população de Recreio. Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica Municipal, há risco de o município viver um surto de dengue.

A possibilidade surgiu e ficou mais concreta após a realização do primeiro LIRA – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti – de 2021, realizado entre os dias 4 e 7 de janeiro, conforme revelou o site Pólis Recreio.

Conforme a escala do Ministério da Saúde os municípios em condições favoráveis devem estar com número inferior a 1% de infestação; Com índices entre 1% a 3,9%, a situação é de alerta; e acima de 4% o risco é de um surto de dengue. Recreio atingiu 4,3%, conforme aquele levantamento.

De acordo com informações divulgadas por aquele Site, a equipe de agentes de epidemiologia já iniciou os trabalhos de tratamento focal e delimitação dos focos. Até o momento foram encontrados em Recreio vinte focos do mosquito Aedes Aegypti em diversos pontos do município.

Fonte e foto: Pólis Recreio / Marcelo Lopes