sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

MHCN dá início à preparação para as comemorações do 150º anos das Estações Ferroviárias de Simplício e Porto Novo

Mesmo com as dificuldades que o momento apresenta devido a Pandemia do Covid-19, em 2021 o Museu de História e Ciências Naturais vai desenvolver um projeto cultural envolvendo as Estações Ferroviárias de Simplício e Porto Novo, localizadas dentro do município de Além Paraíba, que neste ano estarão completando 150 anos de inauguração. É uma data significativa e importante, principalmente em razão dos projetos de preservação da memória e do patrimônio ferroviário desenvolvidos pelo Museu.

“Será um ano de muitas comemorações e trabalhos, alguns realizados de forma remota, pelas redes sociais, em razão da pandemia de COVID-19, outros, assim que possível, abertos ao público nas duas estações”, ressaltar o diretor do MHCN, professor André Martins Borges.

“Com a chegada do trem na segunda metade do século XIX, houve um significativo avanço no transporte de mercadorias e pessoas entre o interior e grandes centros urbanos. A região era uma grande produtora de café e a ferrovia teve um papel significativo no transporte do produto até os portos para sua exportação, principalmente para os países europeus”, ainda salienta do professor.

Uma vez que possui a cessão de uso do DNIT/Ministério da Infraestrutura das estações de Simplício e Porto Novo, o Museu de História e Ciências Naturais já vem desenvolvendo, desde o ano passado, projetos nas duas estações com diversas atividades culturais, turísticas e gastronômicas, algumas inclusive com parcerias com a iniciativa privada e a ABPF/Regional Porto Novo. E para este ano de 2021, para as comemorações do sesquicentenário de inauguração das duas estações, vem sendo desenvolvido  mais um plano de ações com a preparação de visitas virtuais em suas instalações e ao acervo do Museu, acesso a espaços na Estação de Porto Novo que normalmente são fechados ao público, divulgação de curiosidades, publicações, lançamentos de um novo site e produtos, entre outras ações culturais. “Desde o final do ano passado estamos tratando parte do acervo que tem como foco a ferrovia e as estações em especial, além de estar sendo preparada uma marca para comemorar os 150 anos das duas estações”, diz André Borges, que também informa que estará sendo divulgado o projeto de restauração e requalificação de uso dos Torreões da Estação de Porto Novo, já aprovado pelo IPHAN/MG.

A data da inauguração das estações, que contou com a presença de S.M.I. Dom Pedro II e grande comitiva, deve ser comemorada. Foi um momento histórico não somente para Além Paraíba e sua região, mas também para o Brasil. É um momento que todos devem conhecer da nossa história e preservá-la para as futuras gerações. 

Neste momento, a diretoria do Museu está buscando parceiros para o desenvolvimento de todas as ações previstas, então você empresário tem por obrigação participar. Daí, entre em contato e seja parceiro utilizando os seguintes canais: email diretoria@musuehcnaturais.org.br, ou através do whatsApp (32) 98447-7673.