quinta-feira, abril 25, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Receita inicia prazo para entrega da declaração de faturamento do MEI

Microempreendedores Individuais devem entregar a DASN-Simei até 31 de maio.

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem efetuar a entrega da Declaração Anual de Faturamento do MEI (DASN-Simei). O prazo para a entrega é 31 de maio de 2021. Por meio do documento, o MEI deve comprovar o valor total das vendas de produtos e/ou prestação de serviços (em dinheiro, cheque e/ou cartão) efetuadas com ou sem emissão de notas fiscais, sem dedução de nenhuma despesa, referente ao ano de 2020.

O envio da declaração é obrigatório e deve ser feito pelo Portal do Empreendedor. O MEI que não entregar a DASN ficará impedido de emitir os boletos mensais das obrigações tributárias (Documento de Arrecadação Simplificada – DAS), além de estar sujeito à multa e cobrança de juros pelo atraso no pagamento dos tributos.

O empreendedor inadimplente poderá ainda perder os benefícios adquiridos com a formalização como, por exemplo, o direito à Previdência Social. Também ficará impedido de tirar certidões negativas de débito junto à Receita Federal, enquanto não quitar todos os boletos ou, pelo menos, solicitar a regularização da situação e ficar em dia com um parcelamento destes valores.

Para ajudar o MEI com a declaração, a Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba (ACE-AP), em parceria com o Sebrae Minas, informa que está à disposição do MEI para auxiliá-los no que for necessário. Maiores informações na sede da ACE-AP, na Ilha do Lazareto. Os atendimentos devem ser agendados pelo telefone (32) 3421-4549, com Aline.

Fonte: ACE-AP / Sebrae-MG