sábado, abril 20, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Técnica de enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus em Minas Gerais: ‘nossa luz no fim do túnel’

Maria do Bonsucesso Pereira recebeu a dose da Coronavac no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

Maria do Bonsucesso Pereira, de 57 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em MG — Foto: Reprodução

A técnica em enfermagem Maria do Bonsucesso Pereira, de 57 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Minas Gerais. Ela recebeu a dose da CoronaVac em uma cerimônia simbólica no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, na noite de ontem (segunda-feira / 18).

“Durante 10 anos eu venho trabalhando no Eduardo de Menezes, nele eu aprendi muito. Aprendi que o ser humano tem de ser tratado com carinho. Esse último ano para mim foi um ano diferenciado. Um ano que a gente lutou mais. Aquele ano que você veste uma roupa quente e trabalha com ela suando sem nem sequer tomar um copo d’água. Aquele dia que a gente via ambulância perdendo paciente sem ter o que fazer”, disse.

Maria, conhecida como Cecé, trabalha há dez anos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, unidade que é referência em infectologia e Covid-19 no estado. A técnica de enfermagem é responsável por preparar os leitos para receber os pacientes.

Cecé não tem comorbidades. No dia a dia, ela nunca pensa que está arrumando a roupa de cama para um doente, mas sim para alguém que merece se sentir especial, confortável e acolhido. O carinho é demonstrado em cada detalhe.

“Um doente para mim é dó. Na minha mente, para mim, estava recebendo um cliente, aquele que eu ia prestar um serviço. Sempre tive em minha mente de estar dando meu melhor. Esse momento para mim é triunfal, a nossa luz no fim do túnel. Eu peço à população: vacinem-se. Mas, por favor, eu imploro, não deixem de usar máscara, álcool gel e lavar as mãos. Isso ainda vai ficar conosco alguns anos, mas vai passar”, afirmou Maria do Bonsucesso Pereira.

Os cinco primeiros vacinados do estado

Além de Maria do Bonsucesso Pereira, de 57 anos, outras quatro pessoas receberam a CoronaVac na noite de ontem, todas funcionárias do Hospital Eduardo de Menezes. Thiago Libério, técnico em enfermagem, foi vacinado em seguida.

A enfermeira do CTI, Adileia Pereira de Jesus Cardoso, de 52 anos e o fisioterapeuta respiratório no CTI, Moisés Alves Senra, de 39 anos, também foram vacinados.

A primeira médica a receber a vacina foi Teresa Gamarano Barros, de 37 anos, asmática e coordenadora do CTI do hospital. “A vacina é uma dádiva de Deus. É a solução. É um presente da ciência”, disse ela ao G1 antes de ser imunizada. A médica intensivista e clínica não se afastou da linha de frente um só dia desde o início da pandemia.

A chegada da vacina

Governador, secretário de Saúde de MG e os cinco primeiros vacinados contra a Covid-19 do estado — Foto: Reprodução

O governador Romeu Zema (Novo) disse, em coletiva de imprensa antes da vacinação, que “amanhã cedo (hoje – terça-feira) essas vacinas estarão sendo distribuídas para as 28 regionais de saúde e, pouco tempo depois, já estarão nas cidades”.

Representantes das forças de segurança também participaram da cerimônia. A logística de transporte da vacina vai envolver a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. O transporte aéreo começou nas primeiras horas desta terça.

A vacina contra o coronavírus chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte às 19h52 de ontem. De acordo com a Azul, a aeronave que trouxe as vacinas para Minas é a mesma que iria buscar o imunizante da Oxford na Índia.

Ao todo, o estado recebeu 577 mil doses. Destas, 60 mil irão para Belo Horizonte. Segundo a prefeitura, apenas 30 mil profissionais de saúde que estão na linha de frente vão receber as duas doses da vacina.

A CoronaVac é a vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, cujo uso emergencial foi aprovado neste domingo (17).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha em um plano de vacinação, que vem sendo discutido desde setembro do ano passado. As doses e os insumos serão distribuídos de maneira semelhante ao que já foi organizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Para isso, 50 milhões de seringas foram adquiridas. Desse total, 21 milhões chegaram ao estado e sete milhões já foram entregues às 28 Superintendências Regionais de Saúde. Caberá a cada um dos 853 municípios buscar as doses de vacina nessas unidades regionais.

Seguindo o PNI, o primeiro grupo prioritário é formado por profissionais de saúde que atuam diretamente no combate ao coronavírus, idosos residentes em asilos e indígenas residentes em aldeias.

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado ontem pela manhã, Minas Gerais confirmou 646.091 casos de coronavírus. Ao todo, 13.483 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no estado.

Fonte: G1 Minas – Por Sávio Gabriel e Thaís Leocádio