quinta-feira, abril 18, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Eleição para presidente do Senado será na próxima segunda, diz Alcolumbre

Rodrigo Pacheco (DEM-RJ) e Simone Tebet (MDB-MS) são os principais candidatos; STF proibiu reeleição para o comando da Casa. Data coincide com eleição do presidente da Câmara.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta segunda-feira (25) que a eleição do novo presidente do Senado e do Congresso Nacional será realizada na próxima segunda (1º), a partir das 14h. O anúncio foi feito em uma rede social.

“Convoquei a reunião preparatória para eleição do presidente do Senado Federal para segunda-feira (1°), às 14h. A Casa está preparada com todas as medidas de segurança contra a Covid-19”, publicou Alcolumbre. A eleição para presidente da Câmara será na mesma data.

Os senadores Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS) são os principais candidatos à presidência do Senado.

Major Olimpio (PSL-SP) afirmou que vai disputar o pleito, assim como Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Este último, no entanto, também já declarou publicamente apoio a Simone Tebet.

A eleição para escolha do presidente do Senado será presencial, com voto secreto e por cédulas. De acordo com a assessoria e com a Secretaria Geral da Casa, para ser eleito, um candidato precisa de pelo menos 41 votos.

Também de acordo com a assessoria do Senado, entre as medidas de segurança contra a Covid-19, estão a colocação de duas urnas de votação do lado de fora do plenário: uma na chapelaria (uma das entradas do prédio do Congresso) e outra no Salão Azul.

O plenário estará com acesso restrito a senadores – assessores não poderão ingressar no local. Além disso, haverá mais pontos com oferta de álcool em gel na Casa.

Apoios

Simone Tebet lançou a candidatura no dia 12 de janeiro e Rodrigo Pacheco, no dia 19.

Apesar de só ter oficializado a candidatura uma semana depois da emedebista, o senador do DEM de Minas Gerais, ao lado de Alcolumbre, já vinha negociando apoios desde o fim do ano passado.

Ao todo, nove legendas se manifestaram a favor da candidatura de Pacheco até o momento: PSD (11 senadores), PP (7), PT (6), PDT (3), PROS (3), PL (3), Republicanos (2), PSC (1). Soma-se a esse grupo de siglas o DEM (5), partido ao qual o candidato é filiado.

Originalmente, a bancada do DEM tem 6 senadores, mas Chico Rodrigues (RR) se afastou do Senado após ter sido flagrado com dinheiro na cueca durante operação da Polícia Federal em outubro do ano passado.

Juntas, as siglas que já anunciaram apoio a Pacheco totalizam 41 integrantes.

Entre os apoios ao senador do DEM, destacam-se o do PSD, segunda maior bancada da Casa, atrás apenas do MDB; do PT e do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, que também apoia Pacheco.

De outra parte, Simone Tebet tem apoio anunciado do MDB (15 senadores), do Podemos (9), dos três senadores do Cidadania e do PSB (1). Por esses números, Simone Tebet tem o apoio de 28 parlamentares.

A votação para a escolha do presidente do Senado é secreta e uma legenda anunciar apoio a um nome não significa dizer que todos seus integrantes vão votar no mesmo candidato.

O PSDB (7 senadores) liberou a bancada, porque quatro integrantes têm preferência pela candidatura de Pacheco, enquanto os outros três querem votar em Simone Tebet.

PSL (2) e Rede (2) ainda não anunciaram apoio a nenhum candidato. Um dos dois senadores da Rede, Fabiano Contarato (ES), anunciou nesta segunda-feira que votará em Rodrigo Pacheco.

Fonte e fotos: G1