sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASSINDIJORI-Rede de Notícias

Rede de Notícias

Norte de MG tem 187 casos de câncer em jovens

Um levantamento realizado pela Coordenadoria de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde revelou que nos últimos três anos foram notificados 187 novos casos de câncer em pessoas com até 19 anos de idade nos 54 municípios da sua área de abrangência e por isso, foi iniciada nesta semana a mobilização para promover ações de capacitação dos profissionais que atuam nos serviços de atenção primária, visando o diagnóstico precoce do câncer infantil. Caso seja diagnosticado precocemente, o câncer infantil tem taxas de cura de até 80%.. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claro)

Uberlândia entra em fase rígida

O município de Uberlândia entrou na fase rígida do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas (PFAE) a partir de sábado, 20, com validade até o dia 26 de fevereiro. A medida foi adotada devido ao aumento da pandemia do coronavírus em Uberlândia nas últimas semanas. De acordo com a nova deliberação, ficam autorizadas a funcionar apenas as atividades essenciais do plano, com restrição de horário de funcionamento. Para o setor alimentício, fica proibido o consumo no local de qualquer estabelecimento. (Diário de Uberlândia)

Decreto institui monitoramento em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis nomeou a Comissão de Monitoramento e Avaliação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).  A comissão tem a finalidade de avaliar e monitorar as parcerias celebradas entre a Administração, através da Semas, com organizações da sociedade civil, mediante Termo de Colaboração ou Termo de Fomento. “De acordo com o decreto, compete à comissão monitorar e avaliar a execução da parceria por meio do acompanhamento e da fiscalização realizados pelo gestor de parceria. E, ainda, analisar a homologação do relatório técnico de monitoramento e avaliação emitido pela Administração”, informou a Prefeitura. (Portal Agora – Divinópolis)

Uberaba terá contenção da dengue

A secretária-adjunta de Saúde, Fabiana Prado, confirmou a mobilização da Prefeitura de Uberaba para enfrentamento à dengue em forma de Comitê. De acordo com ela, a medida é resposta ao alto índice de infestação da doença registrado pela SMS. “Já nos organizamos para estruturação de um Comitê para a dengue. Nós observamos o índice de infestação alto e estamos nos mobilizando. Quero reforçar a importância da população auxiliar o serviço público, tomando cuidado com água parada e a proliferação do mosquito”, explica Fabiana. (Jornal da Manhã – Uberaba)

10% de carga para a comunidade de Ouro Preto

Somar forças para fazer mais para a comunidade de Ouro Preto: esse foi o tom da reunião realizada entre o secretário de Governo, Felipe Guerra, e o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, Professor Marcos Knupp, para alinhar pontos do acordo histórico de integração dos universitários com a comunidade. De acordo com o Pró-Reitor, a partir de agora os estudantes da Universidade terão que destinar 10% da carga horária de seus cursos de graduação em atividades de extensão, como um dos pré-requisitos para conclusão do curso. (Jornal Voz Ativa – Ouro Preto)

Bom Jardim lança selo

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Bom Jardim de Minas iniciou 2021 com enfoque na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos. A secretaria está planejando o desenvolvimento de um sistema que favoreça o serviço dos catadores de materiais recicláveis. Por enquanto, outra etapa foi lançada no dia 17 de fevereiro: o “Selo Comércio Bonjardinense Sustentável”, que já tem sua Legislação desenvolvida internamente e, em breve, passará por tratamentos e posterior apresentação a Câmara de Vereadores. (Jornal Panorama – Baependi)

Câmara de Itabirito recorre contra a retirada da gratuidade para idosos

A Câmara de Vereadores de Itabirito, por intermédio do seu presidente Léo do Social (PSDB) recorreu da decisão que retirou dos idosos de Itabirito, com idades entre 60 e 64 anos, o acesso à gratuidade do transporte público. Pessoas com mais de 65 continuam tendo o benefício. O fim do benefício se deu porque a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais em primeira análise, foi favorável. (Jornal O Liberal – Itabirito)