sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro informa que, no dia de hoje, 01 de março de 2021, recebeu o relatório da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina com as seguintes informações:

Em relatório com linhagens de 22 genomas de SARS-CoV-2 detectadas no estado de Minas Gerais, foi detectada linhagem P.2 em uma amostra de um paciente residente no município de Santo Antônio do Aventureiro.

Das 22 amostras processadas, foram identificadas 15 genomas da linhagem P.2, três genomas da linhagem B.1.1.143 e B.1.1.28 cada, e uma genoma da linhagem B.1.2.33.

As duas principais linhagens circulando no Brasil, desde fevereiro de 2020, são B.1.1.33 e B.1.1.28, ambas sem alterações significativas na proteína Spike (S).

A linhagem P.2 contém a mutação E484K na Spike e possui maior rapidez na infecção e já foi encontrada em todas as regiões do país.

Informa a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro que está sendo realizada a investigação epidemiológica do caso, e reforça que as medidas de prevenção sanitárias e de isolamento social contra o novo coronavírus e variantes sejam cumpridas com maior rigidez e responsabilidade.

Cada munícipe deve se conscientizar quanto a essas medidas e o cumprimento das mesmas.