terça-feira, abril 23, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Energisa orienta para o consumo eficiente de energia elétrica

Para evitar surpresa na conta fique atento às variações no consumo.

Em 2020, o Grupo Energisa registrou um aumento no consumo residencial de 7,1%, se comparado com o ano anterior. Esta foi a maior alta registrada nos últimos seis anos. Além do clima quente, o fato das famílias estarem passando mais tempo em casa, devido à pandemia, contribuiu para este aumento do consumo de energia.

E para não deixar as contas subirem, fique atento às variações no seu consumo de energia. Ainda estamos no período de altas temperaturas e o período escolar já começou e, na maior parte das cidades do país, as aulas continuam remotas e famílias em trabalho à distância.

Porém, uma rotina mais organizada e a adoção de novos hábitos, o consumidor pode economizar energia elétrica, evitando que o consumo suba no fim do mês. “Rever nossos hábitos é fundamental neste período, já que mais tempo em casa significa abrir a geladeira mais vezes e mais aparelhos eletrônicos ligados na tomada, por exemplo. Queremos que todos tenham um consumo mais eficiente e também adequado às condições de cada família”, explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Luciano Lima.

Se o cliente quiser ter noção do quanto está consumindo, o site da Energisa (www.energisa.com.br) possui um simulador de consumo, onde é possível calcular o custo mensal de cada equipamento. Por exemplo: dois notebooks com potência média de 65 watts, funcionando 8 horas por dia, pode consumir 31,20 kWh, com custo mensal de cerca de R$ 20 por mês na sua conta de luz. Isso sem contar com a iluminação, celular na tomada e luminárias ligadas entre outros equipamentos.

Confira algumas atitudes simples que podem ajudar os clientes a economizar no dia a dia:

– Durante os intervalos desligue o monitor do computador, pois essa é a parte do aparelho que mais consome energia;

– Utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apague a luz ao sair de um cômodo;

– Carregue o celular e o computador, somente quando realmente estiver com pouca carga e tire da tomada quando chegar ao 100%. Depois que terminar, tire também o carregador da tomada, para evitar fuga de energia;

– Tire da tomada os aparelhos em stand-by;

– Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado, mantenha os filtros sempre limpos e diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar-condicionado;

– Só deixe a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário e evite o abre e fecha.

Fonte: Energisa | Foto: Reprodução Internet