sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Secretária Municipal de Saúde de Além Paraíba cria situação de constrangimento entre o município alemparaibano e o sapucaiense

A nota que a secretária municipal de Saúde de Além Paraíba, Bethânia Reis de Souza, publicou na rede social e depois apagou.

Mostrando o seu peculiar destemperamento, a titular da Pasta da Saúde de Além Paraíba, Bethânia Reis de Souza, usou a rede social na manhã de ontem (23), comunicando que devido a não prorrogação do acordo verbas entre os municípios de Além Paraíba e Sapucaia, onde o município sapucaiense havia aplicando igual lockdown decretado no município alemparaibano, seriam aplicadas sanções ao povo sapucaiense que viesse a ser acometido do coronavírus e procurasse buscar atendimento do Hospital São Salvador. Vale ressaltar, o Hospital São Salvador não pertence ao município alemparaibano, possuindo gestão própria, obedecendo as regras aprovadas por seu Conselho, e não recebe auxílio financeiros apenas da Prefeitura de Além Paraíba, mas também de outras, como a de Sapucaia que, aliás, está com suas obrigações financeiras junto ao HSS em dia.

A titular da Pasta da Saúde de Além Paraíba, Bethânia Reis de Souza, irmã do prefeito Miguelzinho, mas uma vez mostrou o seu peculiar destemperamento. Conselho: antes de abrir a boca, faça uma reflexão sobre o que vai dizer!

A ameaça da secretária causou um grande constrangimento entre as duas administrações municipais, tanto que logo ao tomar conhecimento dessa declaração fora de hora e destemperada, o prefeito de Sapucaia, Breno Junqueira, usou de imediato as redes sociais para tranquilizar a população sapucaiense, contestando a publicação da secretária de Saúde alemparaibana, também irmão do prefeito Miguelzinho.

Informando que fez contato direto com o provedor do Hospital São Salvador, o médico Dr. Rafael Gracioli, Breno Junqueira ainda salientou que este lhe assegurou que era irreal as medidas de retaliação propaladas pela titular da Pasta da Saúde de Além Paraíba usando o Hospital São Salvador, e que os atendimentos continuarão sendo realizados como sempre foram feitos, o mesmo ocorrendo com as internações que forem necessárias.

O ALÉM PARAHYBA conseguiu contato com o médico Dr. Rafael Gracioli, e este negou que o Hospital São Salvador havia concordado com as ameaças da secretária como esta havia enfatizado em sua nota publicada em rede social. Rafael afirmou que a Prefeitura de Sapucaia, assim com a de Além Paraíba e outras da microrregião alemparaibana, possuem um acordo financeiro de auxílio à instituição alemparaibana que em troca oferece atendimento aos seus munícipes, sendo que a administração municipal sapucaiense está em dia com seus pagamentos. Mesmo se não estivesse em dia, deixou a entender o provedor do HSS, após ter sido lembrado da gravidade da situação em que a omissão de atendimento e socorro é crime passível de condenação e posterior prisão, co,mo profissional da Medicina ele jamais deixaria de atender, tendo inclusive lembrado de seu juramento quando da colação de grau como médico.

Dr. Rafael Gracioli, provedor do HSS e médico que está à frente do combate ao coronavírus em Além Paraíba, assegura que o momento é gravíssimo e que as medidas preventivas suma de suma importância no combate a pandemia da Covid-19.

Dr. Rafael ainda salientou sobre a gravidade do atual momento da pandemia da Covid-19, dizendo que esta é mundial e não somente local, e que as medidas preventivas devem ser seguidas a risca pela população, tais como o uso obrigatório de máscaras de proteção, a higienização das mãos com álcool gel e sabão, o evitar de todas as formas as aglomerações, bem como buscar sempre o auxílio médico ao primeiro sinal de sintomas da doença. O provedor do HSS ainda afirmou que o momento é assustador, e que os casos da doença estão crescendo diariamente em todo o planeta, tanto que na mesma data em que conversou com o editor do ALÉM PARAHYBA, Flávio Senra, revelou que estava conferindo inúmeros exames tomográficos realizados na instituição Voluntária Sociais, e que cerca de 70% dos exames apresentavam os sinais da doença. Ontem (23), quando da emissão do Boletim Epidemiológico nº 354, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba, por volta de 18h50min, o total de novos casos da Covid-19 em Além Paraíba era de 35, confirmando assim a previsão do provedor do HSS

O prefeito de Sapucaia, Breno Junqueira, tendo à sua direita Miguelzinho, prefeito de Além Paraíba, fez contato com o provedor do HSS, Dr. Rafael Gracioli, que lhe assegurou atendimento ao povo sapucaiense.

Sobre a situação de constrangimento entre os dois municípios, literalmente criada pela secretária Bethânia Reis de Souza, a mesma apagou sua postagem e nada mais disse sobre o assunto, sem ao menos se retratar, o que seria no mínimo uma obrigação.

Com a palavra do prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior que foi reeleito para ser o Chefe do Poder Executivo Municipal, deixando em segundo plano o fato real de ser irmão da secretária municipal de Saúde…