quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Energisa disponibiliza equipamentos para tratamento de pacientes com Covid-19

Iniciativa ajuda equipar enfermaria do Hospital de Cataguases.

No último domingo, 04 de abril, a Energisa Minas Gerais disponibilizou ao Hospital de Cataguases 10 equipamentos do tipo BIPAP (compressores de ar que são utilizados para tratar diversos tipos de distúrbios respiratórios). A iniciativa é do Movimento Energia do Bem, criado pelo Grupo Energisa, que já promoveu cerca de 40 ações para o enfrentamento da crise humanitária provocada pela Covid-19 em todo o país e destinou mais de R$ 8 milhões à iniciativa.

A distribuidora se sensibilizou e atendeu o pedido do provedor do Hospital, José Roberto Furtado, em conseguir os equipamentos para a fisioterapia para uso de Ventilação Não Invasiva (VNI) ainda na enfermaria. Estudos e experiências mostram que o reforço no tratamento ao paciente, nesta etapa, diminui o tempo de internação, evitam levar o paciente para a UTI e reduzem o índice de mortalidade. Segundo o provedor, a VNI tem evitado muitas intubações na unidade e a ação da fisioterapia tem sido determinante no sentido de diminuir o comprometimento pulmonar decorrente da Covid-19.

A insuficiência respiratória aguda está entre os principais problemas apresentados por pessoas com sintomas graves de Covid-19 e o uso da VNI é indicado aos pacientes hospitalizados para tratamento da doença, já que melhora os níveis de oxigenação e diminui o desconforto respiratório, evitando a necessidade de intubação. Ao diminuir o trabalho respiratório do paciente, é possível favorecer o repouso dos músculos respiratórios, melhorar as trocas gasosas, reduzir o tempo de internação e a consequente sobrevida do paciente.

“Estamos passando por um momento em que a pandemia está em alta. A Energisa, como empresa cidadã, continua em apoio as comunidades onde atua, contribuindo para minimizar o impacto da pandemia de Covid-19”, comentou o diretor-presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani.

Fonte: Energisa Minas Gerais / Site Marcelo Lopes / Foto: Hospital de Cataguases