quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Forças de segurança prendem 30 pessoas durante megaoperação na Zona da Mata

Organizações criminosas atuavam no tráfico de drogas, com prática de homicídios, posse e porte ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro, ameaças a agentes públicos e corrupção de menores.

Operação Start Over e Hands On – Foram cumpridos mandados em várias cidades da Zona da Mata, como Mar de Minas, Juiz de Fora, Descoberto e Rochedo de Minas. ( (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Pelo menos 30 pessoas foram presas durante megaoperação, denominadas Start Over e Hands On, na Zona da Mata mineira, para desarticular organizações criminosas com atuação interestadual dedicadas ao tráfico de drogas, prática de homicídios, posse e porte ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro, ameaças a agentes públicos e corrupção de menores, além de outras infrações penais.

De acordo com as investigações, as organizações criminosas concentravam grande parte dos seus integrantes na região de São João Nepomuceno, com ramificações nas cidades de Rochedo de Minas, Mar de Espanha, Descoberto, Juiz de Fora, Rio Novo, dentre diversas outras cidades da zona da mata.

Ainda segundo o levantamento, a guerra pelo domínio das localidades e controle do tráfico de drogas provocaram, somente no município de São João Nepomuceno, no período de janeiro de 2019 a fevereiro de 2021, 51 homicídios, sendo 22 consumados e 29 tentados.

Para a promotora de Justiça e coordenadora do GAECO em Minas, Paula Aires, a operação é uma demonstração da integração dos órgãos de segurança no estado. “O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado tem atuado na interlocução com as forças de segurança e, do ponto de vista de eficiência no combate ao crime organizado, isso é essencial”, destacou.

“A operação trouxe resultados expressivos para a região. Eram duas organizações criminosas atuantes com violência, corrupção de menores e tráfico de drogas. São empresas do crime. Então, é importante que o nosso Estado trabalhe em conjunto para que possa oferecer esse resultado que a sociedade merece”, completou o coordenador do GAECO de juiz de Fora, promotor de Justiça, Thiago Fernandes de Carvalho.

Integração

A operação contou com a participação de 550 policiais das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, sob a coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). 

Comandos de Aviação do Estado (COMAVE) e de Policiamento Especializado (CPE), da PMMG e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Departamento Estadual de Operações Especiais, da PCMG, além de promotores de Justiça participaram.

O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, ressaltou que as ações realizadas na Zona Mata demonstram que o Estado está organizado e com estratégias bem definidas para fazer frente à criminalidade violenta. “A integração é imprescindível e esta megaoperação é um exemplo disso. Juntos somos mais fortes contra o crime organizado”, afirmou.

“A operação é muito emblemática, especialmente pela união estabelecida entre os profissionais das Forças de Segurança. A atuação do Ministério Público conosco destaca a importância do Sistema Integrado de Segurança Pública e nos fortalece como um todo”, disse o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, também destacou importância da integração das forças de segurança para a sociedade mineira e reforçou que operações como esta continuarão constantes em Minas Gerais.

Fonte: O Tempo