Universidade Federal de Viçosa conquista nota máxima no Índice Geral de Cursos do Inep

UFV ocupa a sétima posição no país e a segunda em Minas Gerais.

A Universidade Federal de Viçosa alcançou o conceito máximo 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 2.070 instituições de ensino superior brasileiras foram avaliadas e apenas 2,2%, ou seja, 46 conquistaram o conceito máximo. Dentre todas as universidades federais avaliadas, a UFV está na 7ª colocação no país e na 2ª em Minas Gerais.

O IGC é um dos principais indicadores de qualidade da educação superior brasileira e mantém relação direta com o ciclo avaliativo do Enade. Para esta edição, que classificou as instituições em uma escala de um a cinco, foram considerados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2017 a 2019, abarcando 24.145 cursos de graduação, de cem áreas de conhecimento. Também entrou no cálculo a média dos conceitos de avaliação de 4.679 programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal.

Além de subsidiar a definição de políticas públicas e os processos de autoavaliação institucional, o resultado do IGC tem utilizações importantes como a supervisão e regulação da educação superior, a autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância e a participação em programas e políticas públicas do governo federal.

Para o reitor Demetrius David da Silva, estar entre as 2,2% instituições do país que conquistaram o conceito máximo, em um indicador tão importante, reafirma a qualidade da UFV na graduação e na pós-graduação, fruto do empenho dos seus estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Ele destacou que o resultado “deve ser celebrado ainda mais ao consideramos que foram avaliados 63 cursos de graduação dos três campi da Universidade, das mais diferentes áreas, ou seja, uma amostra muito expressiva ao compararmos com outras instituições que também obtiveram o conceito máximo, mas com apenas um curso avaliado, por exemplo”.

Fonte e foto: UFV