sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Cataguases registra 64 novos casos de Covid-19 ontem, quinta-feira, 06

Situação das internações no Hospital de Cataguases é crítica.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases divulgou no final da tarde de ontem, quinta-feira, 06 de maio, o boletim epidemiológico referente aos casos de Covid-19 em Cataguases. Enquanto quarta-feira, 05, o município registrou 78 novos casos, ontem foram 64 pacientes diagnosticados com a doença. Paralelamente, as internações no Hospital de Cataguases seguem próximas do limite.

O quadro de gravidade no único hospital da cidade pode ser confirmado pelos números que apresenta. A Enfermaria Covid está com 130% de ocupação, com 26 pacientes. Já a UTI Covid, está com todos os leitos ocupados e a UTI Geral, com 70% da capacidade. Os números em detalhes você lê ao final deste texto. Apesar deste quadro de pré-colapso, a direção daquele hospital lembrou que no início desta semana a realidade era pior e que esta situação vem se alternando diariamente.

Em Cataguases, conforme o Boletim Epidemiológico, o município tem 5.125 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 4.312 estão recuperados e 169 pacientes foram a óbito. Outras 614 pessoas estão em tratamento e 176 estão sendo monitorados em isolamento. Analisando as idades dos pacientes desta quinta-feira, percebe-se que a faixa etária mais jovem, até 50 anos, é a que vem registrando o maior número de casos da doença. Além disso, sete crianças com idades entre 7 e 12 anos, também foram diagnosticadas nas últimas vinte e quatro horas com Covid-19.

Enfermaria Covid = 26 pacientes (130% de ocupação), a saber:

– 19 positivos e 3 suspeitos de Cataguases;

– 1 positivo e 1 suspeito de Astolfo Dutra;

– 1 positivo de Itamarati de Minas;

– 1 positivo de Dona Eusebia.

UTI Covid = 10 pacientes (100% de ocupação), sendo:

– 8 positivos de Cataguases;

– 1 positivo de Astolfo Dutra;

– 1 positivo de Santana de Cataguases.

UTI Geral = 07 pacientes (70% de ocupação) das seguintes cidades:

– 3 positivos de Cataguases;

– 1 positivo de Astolfo Dutra;

– 1 positivo Dona Euzébia.

OBSERVAÇÃO:

– Nas últimas 24 horas, dois pacientes diagnosticados com Covid-19 receberam alta hospitalar. Um deles é de Cataguases e tem 64 anos, e o outro, de Governador Valadares, com 40 anos de idade. Neste mesmo período foram registrados dois óbitos de pacientes diagnosticados com Covid-19; uma mulher de 69 anos e um homem, com 71, ambos de Cataguases.

Fonte: Site Marcelo Lopes / Foto: EFE – Mauricio Dueñas Castañeda