sexta-feira, abril 19, 2024
NOTÍCIAS

Presidente Bolsonaro recebe representantes da ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

Representado por seu diretor vice-presidente Marlon Ilg, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) esteve em Brasília nos dias 3 a 6 de maio de 2021, pleiteando várias ações em prol desta associação

Com uma agenda acelerada, a reunião inicial foi com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência Onix Lorenzoni. A pauta maior foi da chegada em definitivo do Trem dos Vales, entre as cidades gaúchas de Guaporé e Muçum, passeio este comemorativo e realizados nos últimos três anos, tornando-se um dos anseios de uma grande região e por ser tratar de um dos passeios mais encantadores do Brasil. Esteve presente junto a reunião o Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini (PTB), aonde foi apresentado o vídeo e entregue material impresso sobre a história desta Associação.

Na pauta de preservação do patrimônio, que poderá ser perdido com exclusão de contratos de arrendamento de bens das concessionárias, e a fim de preservar as locomotivas a diesel de baixo potência e de equipamentos com fins históricos, o Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão recebeu nossa entidade e compreendeu positiva a iniciativa, deixando claro a possibilidade de abrir novas conversas sobre o assunto, incluindo-se também o arrendamento de equipamentos para futuras short lines.

No turismo, foi apresentado junto ao Ministro Gilson Machado, o vídeo institucional da ABPF e seus materiais impressos e o assunto em questão não foi só o Trem dos Vales, mas sim, todas as operações em que a ABPF atua, seja na preservação do patrimônio, restauração de linhas e os respectivos passeios e o número de visitantes ora recebidos por esta Associação.

Na pasta da Infraestrutura, foi elencado a possibilidade de aquisição de locomotivas a diesel de baixa potência e vagões que serão descartados ou sucateados nos próximos anos pelas concessionárias ferroviárias devido ao trabalho de substituição de frota, a fim da liberação para uso desta entidade e outras, bem como uma possível reserva técnica para short lines.

Não menos importante e junto a Embratur, a reunião foi uma das mais produtivas a curto prazo, com a solicitação de enquadrar a ABPF junto ao Cadastur e incluir todos os passeios da entidade no cenário mundial através do marketing turístico direcionado pela entidade governamental.

Por fim, e sendo a mais importante das participações, o encontro com o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro foi sem dúvidas um dos momentos mais históricos para nossa Associação. Uma rápida, porém, significativa presença que orgulha e muito nossa entidade. Neste ato, O Presidente foi agraciado com uma caneca e souvenir da ABPF.

Fonte e fotos: Rafael Fontana e Anistheo Fagionn / Valério Bagulê e André Martins Borges