quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Dois detentos fogem da Penitenciária de Muriaé

Sejusp vai apurar as circunstâncias da fuga e possíveis responsabilidades.

Robson Vidal de Almeida e Jefferson Hugo Bernardino, foragidos da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, de Muriaé. (Foto: Sejusp).

Dois detentos que cumpriam pena na penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, fugiram na noite da última quinta-feira, 20 de maio. São eles: Robson Vidal de Almeida de 20 anos e Jefferson Hugo Bernardino de 29 anos, que tiveram seus nomes divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

De acordo com a aquela Secretaria os dois são considerados de alta periculosidade, sendo que um deles tem passagens por homicídio, assaltos e explosão de caixas eletrônicos. Ainda conforme a Sejusp, as circunstâncias da fuga e possíveis responsabilidades serão apuradas por meio de um procedimento interno, instaurado pela direção da unidade prisional. A Corregedoria da Sejusp também investigará o ocorrido.

Fuga em Eugenópolis

Esta foi a segunda vez este mês que detentos escapam de presídios na região. No último dia 03, dois detentos fugiram do presídio de Eugenópolis, cidade vizinha a Muriaé. Eles usaram um lençol para pular um muro cercado com arame farpado. Até o momento eles não foram localizados e as causas da fuga também estão sendo apuradas.

Polícia Civil instaura inquérito para apurar fuga

Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé. (Foto: Rádio Muriaé)

A Polícia Civil, através da Agência de Inteligência da 4ª Delegacia Regional de Muriaé, instaurou inquérito para apurar a fuga dos detentos Robson Vidal de Almeida, de 20 anos, e Jefferson Hugo Bernardino, de 29 anos de idade, até o momento, repleta de perguntas sem respostas.

Eles fugiram durante uma visita com o advogado no parlatório. De acordo com a Polícia Militar, um dos foragidos, conhecido como “Jefim”, é suspeito de fazer parte de uma quadrilha especializada em roubo e explosões de caixas eletrônicos no Estado, além de ter participação em roubos a mão armada, homicídios e tentativa de homicídios contra policiais. Pelas várias condenações que recebeu tem pena de 170 anos de prisão.

Segundo informações divulgadas pela Rádio Muriaé, os foragidos fizeram dentro da cela, uma chave artesanal para abrir as algemas, depois correram e pularam um muro de aproximadamente sete metros de altura, cercado com serpentina. Após a fuga, a PM foi acionada, mas os foragidos não foram capturados.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), um procedimento interno foi instaurado pela diretoria da unidade prisional para investigar as circunstâncias da fuga dos detentos e também apurar as responsabilidades dos fatos.

A Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior foi inaugurada em 2006 e no início de 2021 se tornou complexo de segurança máxima. Desde então, passou a receber criminosos de alta periculosidade e com penas mais longas.

Fonte: Rádio Muriaé / Site Marcelo Lopes