terça-feira, abril 16, 2024
NOTÍCIAS

Coronavac: 37 mil pessoas perderam prazo pra 2ª dose em BH e agora devem esperar

Prefeitura usou doses remanescentes de grupos que não compareceram para vacinar grávidas e puérperas

Por LETÍCIA FONTES E ALINE GONÇALVES

Foto: Ramon Bittencourt/ O Tempo

Tatiana*  é dentista, tem 40 anos e, assim como milhares de brasileiros, não vê a hora de estar imunizada contra o coronavírus. Ela até já deveria ter tomado a segunda dose de Coronavac em Belo Horizonte no dia 24 de maio, quando profissionais da saúde entre 42 e 39 anos da capital foram chamados. Na época, o grupo recebeu a vacina com dois dias de atraso por conta de problemas na produção do Instituto Butantan. Mas Tatiana teve um imprevisto e precisou se submeter a uma cirurgia de apêndice, não comparecendo na data prevista. “Fiquei muito mal depois da cirurgia. Na semana passada, quando fui me vacinar, eles me falaram que não tinha mais vacina para mim. Fica parecendo que é desleixo meu, quando não foi”, desabafa a dentista.

Assim como ela, cerca de 37 mil pessoas em BH ainda não receberam a segunda dose da Coronavac apesar de terem sido convocadas pela prefeitura. E esse grupo, que pode ter perdido o prazo por motivos diversos, como viagens e doenças, terá que aguardar ainda mais, até a chegada de uma nova remessa do imunizante, esgotado na capital, para concluir o esquema vacinal.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) as doses remanescentes, inicialmente destinadas a essas pessoas, já foram utilizadas em gestantes e puérperas com comorbidades, pois, por orientação do Ministério da Saúde, esse público não poderia ser imunizado com a vacina da AstraZeneca.  “As doses precisavam ser utilizadas para não haver perda de vacina”, informou em nota sem detalhar os prazos de durabilidade. 

Na capital, 386.427 pessoas receberam a primeira dose da Coronavac e apenas 348.745 mil completaram o esquema vacinal. Segundo a PBH, no grupo etário de 86 a 88 anos,  mil pessoas não compareceram para tomar a segunda dose, enquanto na faixa entre 69 a 74 anos, 2.000 pessoas não completaram o esquema vacinal.

A grande questão da falta de doses do Butantan diz respeito à falta do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China. A produção chegou a ficar parada por mais de uma semana em maio e só foi retomada no último dia 27. Procurado, o Butantan informou que nos próximos dias já deve entregar ao Ministério da Saúde novas doses da Coronavac. Segundo o instituto, os imunizantes já foram envasados. O governo federal afirmou que, assim que o laboratório confirmar a data de entrega, o cronograma de distribuição será divulgado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos grupos etários em que a situação já está concluída, os indicadores relativos às coberturas das segundas doses são satisfatórios. Mas, para quem não compareceu aos postos de saúde na data  para se imunizar com a Pfizer ou a AstraZeneca, a PBH reforça que a vacinação segue. Os locais são específicos para cada grupo e podem ser verificados no portal da prefeitura.

Por meio de nota, a PBH destacou ainda a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata aplicação do imunizante. 

*Nome fictício

Fonte: O Tempo