quinta-feira, abril 25, 2024
CULTURADESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Começa amanhã (18) o Festival on-line Lona Sonora de música, circo e teatro

Evento acontece até domingo (20) em homenagem ao palhaço Benjamim de Oliveira.

O “1º Festival Lona Sonora – Edição Benjamim de Oliveira” está com a programação completa em suas redes. O Festival acontece homenageando o palhaço mineiro Benjamim de Oliveira, além de promover a formação de trupes e a apresentação de espetáculos circenses. Durante 3 dias (de amanhã – 18, até domingo – 20) o festival vai exibir gratuitamente e on-line espetáculos circenses, lançar uma websérie intitulada Palco Picadeiro, e expor espetáculos realizados em processo de formação em oficinas do Lona Sonora.

Segundo o diretor do evento, “a vontade de compartilhar toda a aprendizagem por trás da vida de um circense, a sua poética de enxergar a vida e a arte em unidade, foi a semente que deu vida ao Festival Lona Sonora”. Sebastian Caetano ressalta que o evento é uma “proposta de compartilhamento de saberes artísticos, com o intuito de dar base criativa e produtiva para grupos de artistas sem acesso, ou às vezes sem incentivo para continuar profissionalmente no seu ofício artístico.”

O Lona Sonora acontece a partir de quatro cidades mineiras (Cataguases, Leopoldina, Mariana e Ouro Preto), onde uma trupe de cada uma delas construiu um espetáculo online para ser lançado durante os dias de programação desta primeira edição. Cada trupe selecionada participou de Mentoria Criativa e Oficinas de aprofundamento com especialistas nas áreas específicas de circo, teatro, música, e áreas afins.

Se liguem na programação do Festival no Instagram e no Youtube, pois é também objetivo do Festival festejar e experimentar maneiras de criar no meio virtual. O Festival on-line é um desafio motivador: “são as novas plataformas de comunicação, e, como usá-las ao nosso favor para fazer arte, e para se comunicar com o nosso público amado” o que move a primeira edição do Festival Lona Sonora.

O 1º Festival Lona Sonora – Edição Benjamin de Oliveira é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais. Para saber mais a respeito do evento no Instagram clique aqui e no YouTube, aqui. A direção artística e Mentoria é de Sebastian Caetano, produção executiva de Babi Piva e direção de produção de Iano Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Festival Lona Sonora / Foto: Fabiano Júnior / Site Marcelo Lopes