Aneel reajusta tarifa da Energisa e conta de luz está mais cara

Índice divulgado pela Aneel ficou abaixo da inflação e já está em vigor.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem, terça-feira, 22 de junho, reajuste tarifário para a Energisa Minas Gerais, concessionária de distribuição de energia em Cataguases e outros 64 municípios no estado e também Sumidouro (RJ). Conforme a Aneel o reajuste para clientes das categorias residencial e comercial foi de 8,11%, e para a industrial, 12,96%.

A revisão tarifária é um processo regulado e definido pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual, e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica. Um dado relevante é que a tarifa manteve-se, nos últimos 10 anos, abaixo dos índices que medem a inflação. A parte que cabe à distribuidora de energia (Energisa) representa 20,3% da composição da tarifa. É por meio dessa parcela que a Energisa Minas Gerais distribui energia a todos os clientes, paga funcionários, fornecedores e prestadores de serviço, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados. A tarifa final do consumidor da Energisa Minas Gerais contém 41,2% de encargos e impostos.

Investimentos

A Energisa Minas Gerais investiu cerca de R$ 100,7 milhões em 2020. O valor segue a linha dos anos anteriores continuando o planejamento de investimentos para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região. Além da oferta de energia contínua e eficiente, a empresa vem investindo em infraestrutura, envolvendo renovação da frota, atualização dos sistemas, equipamentos para equipes de campo, melhoria de agências de atendimento; a distribuidora também aplicou recursos na instalação e substituição de equipamentos em redes e subestações, deslocamento e reforma de linhas e redes elétricas.

“A prioridade da Energisa é oferecer um serviço cada vez melhor aos clientes, primando pela segurança, visando o crescimento econômico e garantindo uma oferta de energia permanente e segura, levando bem-estar à população”, destacou o Diretor-Presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani.

Fonte: Energisa Minas Gerais | Foto: Reprodução Google