Romeu Zema inaugura equipamentos de Saúde para ampliar atendimento hospitalar em Muriaé e região

Ao lado do secretário de Estado de Saúde, dos deputados estaduais Dr. Wilson Batista e Bráulio Braz, o governador visitou Hospital São Paulo e Fundação Cristiano Varella.

O governador Romeu Zema, juntamente com os deputados estaduais Dr. Wilson Batista e Bráulio Braz e o prefeito José Braz, durante a visita ao Hospital São Paulo, um das mais importantes referências hospitalares da região.

O governador Romeu Zema visitou ontem, quarta-feira (14/7), o Hospital São Paulo e a Fundação Cristiano Varella (Hospital do Câncer), em Muriaé, na Zona da Mata. Os locais receberam novos equipamentos da Saúde para ampliar o atendimento com qualidade no município e região. Zema também se reuniu com prefeitos da microrregião de Muriaé para ouvir as demandas e dificuldades dos municípios e da região e apresentar os projetos desenvolvidos pela sua gestão.

Durante coletiva no Hospital São Paulo, acompanhado dos deputados estaduais Dr. Wilson Batista e Bráulio Braz, e do prefeito José Braz, Zema falou sobre a importância dos equipamentos para o tratamento de pacientes com covid-19 e outras doenças. O governador esteve acompanhado do secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

“Estamos aqui no Hospital (São Paulo) onde fizemos a entrega de uma unidade de hemodiálise que foi totalmente reformulada, e também de uma ala de ultrassonografia. Sabemos que nesse período agora, pós pandemia, esses equipamentos serão extremamente relevantes, porque houve um represamento de procedimentos cirúrgicos eletivos. E com a queda no número de casos e internações pela covid-19, com certeza vamos começar a fazer essa fila andar. Muitas cirurgias eletivas ficaram represadas nesses quase 17 meses de pandemia”, afirmou o governador.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), os equipamentos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares federais e estaduais. Durante a pandemia, Muriaé recebeu 21 equipamentos do Governo de Minas, incluindo ventiladores invasivos, monitores, cardioversores e monitor de transporte para atendimento de pacientes da covid-19.

Hospital São Paulo

O governador visitou a nova ala da hemodiálise, que dobrou a capacidade de atendimento, passando de 21 para 50 pontos de tratamento.

Além disso, o hospital recebeu mais equipamentos para cirurgias cardiológicas, entre eles uma máquina de hemodinâmica adquirida e um equipamento para procedimentos neurocirúrgicos dos mais modernos.

Por fim, duas novas salas de ultrassom também serão inauguradas e começarão a funcionar nos próximos dias, oferecendo melhor atendimento à mulher.

Durante a pandemia, o Hospital São Paulo fez uma reformulação interna e destinou o sexto andar, recém-construído, para atendimento exclusivo covid.

Fundação Cristiano Varella

Acompanhado do deputado estadual Dr. Wilson Batista, Romeu Zema também participou da inauguração do Acelerador Linear de Fótons, equipamento de última geração no Hospital do Câncer de Muriaé.

Acompanhado do deputado estadual Dr. Wilson Batista, Romeu Zema também participou da inauguração do Acelerador Linear de Fótons, equipamento de última geração no Hospital do Câncer de Muriaé. Este é o quarto desse modelo na unidade hospitalar. 

Com o acelerador é possível realizar sessões mais rápidas que o método convencional, identificar a lesão tumoral com mais precisão e poupando tecidos saudáveis ao redor. Permite, ainda, um tratamento mais intenso dos tumores, com aplicação de maiores doses de radiação, porém com maior segurança, sendo o procedimento transmitido em imagem 4D.

Com o novo acelerador, o Hospital do Câncer de Muriaé vai proporcionar aos pacientes um tratamento mais eficiente, preciso, seguro, rápido, com menos efeitos colaterais e mais qualidade de vida, aumentando ainda a capacidade de atendimento em 30%.

Reunião com os prefeitos

Ainda em Muriaé, Romeu Zema participou de um almoço com os prefeitos da microrregião. O governador falou sobre os principais projetos desenvolvidos pelo seu governo, o trabalho para simplificar o ambiente de negócios e tornar o Estado mais atrativo para novos investimentos. Ele também ouviu dos gestores e empresários as demandas e dificuldades dos municípios e da região.

Fonte: Segov-MG / Fotos: Gil Leonardi – Imprensa MG