terça-feira, abril 23, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Por que não culpam Biden pelas mortes por Covid-19?

Por David Harsanyi (National Review)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden: ele não tem a bala de prata| Foto: EFE/EPA/SARAH SILBIGER / POOL

Um dos pontos de discussão moralmente mais revoltantes assumidos pela esquerda em seu esforço para desviar a atenção da incompetência mortal de Joe Biden no Afeganistão é minimizar as mortes de 13 soldados em Cabul, apontando que mais pessoas estão morrendo por Covid-19 a cada dia.

Claro, se usarmos os padrões que os democratas estabeleceram durante os anos Trump, as mortes por Covid-19 também são responsabilidade do presidente Biden.

Deve-se dizer que comparar as mortes causadas por uma pandemia mundial sem rosto com as mortes de soldados americanos que foram desnecessariamente colocados em uma situação perigosa por um governo que entregou a segurança de Cabul ao Taleban é um tipo especial de partidarismo cínico. Tanto o Afeganistão quanto a Covid-19 são trágicos, mas apenas um é causado pelo homem, um massacre evitável que foi perpetrado por inimigos e tornado possível pela inépcia e más decisões de nosso governo.

Você deve se lembrar que os especialistas progressistas começaram a usar comparações igualmente feias envolvendo o 11 de setembro. Paul Krugman observou certa vez que o número de mortos por Covid-19 já era equivalente a “60 11/9”. O analista da MSNBC Malcolm Nance escreveu que Trump havia “causado sozinho o equivalente a 67 vezes o número de mortes no nível de 11 de setembro”. Esse foi o tom de grande parte da cobertura.

Seres humanos bem ajustados — aqueles que não são consumidos pela política — tendem a tratar os eventos trágicos como situações distintas. Eles reagem a uma morte por meningite ou a um acidente de carro com tristeza, enquanto reagem a uma morte resultante de um assassinato de primeiro grau ou dirigindo bêbados com raiva e tristeza. A maioria das pessoas bem ajustadas também compreende que viver em uma sociedade moderna livre acarreta riscos infelizes. Não falamos sobre o total cumulativo de mortes veiculares como faríamos com o Holocausto.

Mas, novamente, se o presidente foi pessoalmente responsável pelas mortes de milhares de americanos durante o verão de 2020, por que o presidente não é responsável por milhares de mortes no verão de 2021?

Biden tentou deter a pandemia. “Não fecharei o país”, prometeu o então candidato presidencial. “Vou desligar o vírus”, “Vou vencer este vírus” e assim por diante. Biden culpou Trump pelas mortes por Covid-19 pessoalmente em várias ocasiões, então presume-se que ele acreditava que o ex-presidente tinha o poder de parar a Covid-19.

Além de prometer empregar sua competência imaginária, Biden nunca nos informou como conduziria a política de maneira diferente de Trump. Biden, na verdade, se opôs às restrições de viagens de Trump à China, chamando-as de “xenófobas”. E embora Biden tenha se beneficiado e tentado levar o crédito do programa Warp Speed, ​​da era Trump, sua equipe inicialmente trabalhou para minar a confiança nessas vacinas. Desde a posse de Biden, centenas de milhares de americanos morreram na pandemia.

A maneira como Biden lidou com a Covid-19 é talvez a última questão em que ele não está de cabeça para baixo nas pesquisas, então seus aliados querem mudar de assunto e continuar criando a impressão de que os governadores Ron DeSantis e Greg Abbott estão intencionalmente colocando seus constituintes em risco porque eles recusam-se a adotar as políticas autoritárias preferidas pelos democratas. Apesar da percepção criada pela cobertura histriônica da mídia, ainda não entendemos por que alguns Estados se saem melhor ou pior no combate à pandemia.

No entanto, de repente, os governadores, e não o presidente, são os culpados pelos picos. Talvez o único político americano que pode ser responsabilizado por causar muito mais mortes do que o necessário seja o desgraçado governador de Nova York, Andrew Cuomo, a quem Biden certa vez chamou de “o padrão ouro” na liderança do combate à Covid-19. Nova York ainda detém a duvidosa distinção de ter o segundo maior percentual de mortes por coronavírus no país. Os poucos defensores restantes de Cuomo apontam que a maioria dessas mortes aconteceu no início da pandemia, quando sabíamos menos. Ok, qual é a desculpa de Biden então?

Isso mostra o conceito utópico destrutivo do tecnocrata, no qual alguns acreditam sinceramente, de que os americanos podem ser protegidos de todos os caprichos mortais do mundo se apenas instituíssemos um controle mais autoritário ou alguma prescrição de política progressista. A realidade é que nem Biden nem Trump merecem levar a culpa pelas mortes por Covid-19. Nenhum dos dois tinha a bala de prata. No entanto, espera-se constantemente que o público viva de acordo com padrões políticos de conveniência, dependendo de quem é o presidente. Não dá para ter as duas coisas.

Fonte: Gazeta do Povo