sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Fábrica de locomotivas será construída em Macaé por multinacional belga

Tradicional fabricante de locomotivas de manobra belga decidiu instalar uma fábrica de construção e montagem em Macaé. Obras vão gerar 100 empregos na região.

A multinacional belga John Cockerill decidiu instalar sua nova fábrica de manobra de locomotivas no Brasil, na cidade de Macaé, 200 km ao norte do estado do Rio de Janeiro. A nova fábrica entraria em operação no primeiro trimestre de 2022. A expectativa é de geração de 100 empregos diretos em Macaé.

A John Cockerill recebeu um grande pedido de 12 locomotivas de manobra elétrica a diesel de 700 HP para uma grande empresa siderúrgica no Brasil. Aproveitando este pedido, John Cockerill decidiu instalar a nova fábrica em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de fornecer locomotivas de uso industrial especializado para o mercado brasileiro e para o mercado mundial de exportação.

Conforme foi divulgado pelo site Revista Ferroviária, a fabricação das 12 locomotivas de manobra que John Cockerill tem em seu portfólio será feita quase que integralmente com insumos de origem brasileira já na nova fábrica na cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro. Apenas a tecnologia básica e alguns componentes serão importados da Bélgica.

Executivos da multinacional se encontraram com o prefeito de Macaé

Em maio deste ano, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania) esteve reunido com representantes da empresa belga, que tem base instalada no município, a John Cockerill. O objetivo do encontro foi apresentar o projeto da instalação de uma fábrica de locomotivas e, ainda, a viabilidade da operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Welberth Rezende destacou a importância das parcerias com o foco no crescimento e desenvolvimento do município. “Tivemos grandes avanços nesses cinco meses, com projetos licenciados para que novas empresas possam se instalar em nossa cidade gerando empregos. Podemos destacar também o processo de instalação do Terminal Portuário (Tepor) e investimentos no Aeroporto de Macaé, possibilitando uma maior infraestrutura’, pontuou.

Na oportunidade, o gerente da Divisão Oil & Gás, Marcelo Amado, junto com o CEO da empresa John Cockerill no Brasil, Jean-Noël OTT, fizeram uma breve apresentação das principais atividades da empresa. “A John Cockerill atua nas áreas de Energia, Defesa, Ambiental, Serviços, Transportes, entre outras. A ideia é termos uma fábrica de locomotivas funcionando em nossa base em Macaé, que posteriormente poderemos exportar o nosso produto para outros países”, explicou.

Fonte e foto: Site CPG – Por Roberta Campos