quarta-feira, abril 17, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTES

Atleta de Providência, distrito de Leopoldina, é aprovada e já atua em time profissional feminino no Rio de Janeiro

Ana Caroline, atleta de Providência, é aprovada e já atua em time profissional feminino no Rio de Janeiro. (Foto: Ana Caroline – Arquivo pessoal)

A leopoldinense Ana Caroline da Silva dos Santos, de 20 anos de idade, foi aprovada para atuar no time profissional feminino da Academia do Pérolas Negras, localizado em Resende, no Rio de Janeiro.

Natural do município de Leopoldina, Ana Caroline é filha de Sebastião Leonardo e Ana Paula Barbosa e tem quatro irmãos. Estudou na Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros, onde se formou em 2018.

Em entrevista ao Jornal O Vigilante Online, Ana Caroline falou de sua trajetória no esporte e dos seus sonhos, compartilhando com o público suas emoções. “Moro no distrito de Providência e atualmente resido na cidade de Itatiaia, região de Resende, no estado do Rio de Janeiro”, explicou a jovem jogadora, mais recente revelação do futebol de Leopoldina a ser descoberta por um time com condições de projetá-la nacional e internacionalmente, a Academia de Futebol Pérolas Negras.

Criada no Haiti em 2010 pelo Viva Rio, a Academia de Futebol Pérolas Negras nasceu junto ao Centro de Treinamento de futebol de campo para jovens haitianos. Em 2014, o projeto chegou ao Brasil. Os mais talentosos tornam-se membros plenos da Academia Pérolas Negras. O time possui um Centro de Treinamento em Resende (RJ) e é federado na FEERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

A oportunidade de Ana Caroline mostrar seu talento surgiu em uma seletiva realizada pela Academia de Futebol Pérolas Negras no dia 19 de junho desse ano, conforme revelou a atleta. “No mesmo dia saiu o resultado e entre as selecionadas lá estava eu”, contou, acrescentando já estar integrada ao elenco há mais de um mês, período em que já ocorreu o primeiro jogo amistoso preparatório na temporada. “Participei e já deixei o meu gol de estréia”, festejou Ana, relembrando que durante sua trajetória teve vários convites de times para jogar amistosos, campeonatos e torneios amadores na região e até mesmo em outro estado.

Jogando futebol desde pequena, Ana Caroline se adaptou a atuar na posição de Zagueira. “Tenho 1,60 e peso 63 kg. Minha relação com o futebol começou quando eu era criança e sempre me ajudou, sempre foi um escape para mim e sou apaixonada, é algo que eu amo fazer”, relatou em seu depoimento ao Jornal.

Ana Caroline começou a jogar futebol em 2013, no time local E. C. Marco Aurélio. “As próprias meninas mudaram o nome para “Real Minas F. C.”, informou. Antes dele, Ana Caroline passou pelo Time dos Sonhos, Real Aperibé, E. C. Ribeiro Junqueira, Mocidade, Juventude, Art Líder, Teresópolis F. C. e Explosão F. C.

“Meu antigo professor Márcio, me conhece desde o berço e tudo começou através dele. Em meu primeiro time, quando comecei a jogar amistosos, ele sempre me elogiava, treinava a mim e às meninas, incentivava a praticar esportes, sempre acreditou no meu futebol, sempre apostou tudo em mim e no time. Jamais vou esquecer de onde tudo começou. Minha família e também as pessoas mais próximas a mim sempre me apoiaram, então tive várias influências para ser jogadora de futebol”, destacou a atleta.

Sobre sua nova rotina, que a levou a residir no alojamento do clube, Ana Caroline no começo achou que seria um pouco difícil conviver num ambiente com várias pessoas de cidades diferentes, situação que agora admite estar tirando de letra. “Me sinto como se estivesse em casa”, comentou.

Sonhos

Ana Caroline com seu ex-treinador e uma companheiro de clube quando ainda atuava em Leopoldina. (Foto:Ana Caroline – Arquivo Pessoal)

Com perspectivas de crescimento na carreira como atleta, Ana Caroline afirma que um dos seus sonhos já está se realizando, o de ser jogadora profissional. “Através do Pérolas tenho essa oportunidade de colocar em prática o meu talento e poder mudar a minha vida e as das pessoas que eu amo. Sonho também em algum dia ser reconhecida pelo Brasil todo e até mesmo pelo mundo algum dia. Meu objetivo é inspirar outras pessoas a nunca desistirem, por mais difícil que pareça ser. Até ontem eu não acreditava, hoje, depois de muitas lutas, batalhas, humilhações e obstáculos estou vivendo um sonho com a oportunidade de algum dia poder escrever a minha própria história no futebol”, declarou.

Ana Caroline quis deixar um recado para as garotas que sonham em ser atletas: “Não desistam, por mais que as circunstâncias digam o contrário. Eu digo que prefiro chegar ao meus 30 e ter certeza que não era para ser, do que parar com os meus 20 e ficar com a dúvida, pensando ‘será que se eu insistisse mais um pouco teria dado certo?’. Se eu tivesse parado um tempo atrás, provavelmente eu não estaria aqui, inspirando outras jovens. Nunca desistam pois pode ter alguém inspirado em vocês”, enfatizou Ana.

A atleta leopoldinense ressaltou algumas pessoas que também são importantes em sua trajetória, ocasião na qual agradeceu a todos que lhe apoiaram e apoiam, com palavras motivacionais, financeiramente, com ensinamentos, a todos que lhe convidaram para jogar amistosos, torneios e campeonatos. “Aprendi muito com cada um. Agradeço em especial à minha família por sempre me apoiar; aos meus amigos próximos, em especial meu padrinho Anderson (Tita) que esteve sempre ao meu lado me incentivando, me apoiando de todas as formas. Tive oportunidade de jogar vários jogos com ele presente, vários treinos, várias cobranças, porque ele sabia do meu potencial. Me ajudou muito na minha evolução e até hoje, se eu cheguei onde estou foi graça a muitas pessoas boas que entraram em minha vida”, destacou.

Ao final da matéria, Ana se dirigiu às pessoas que através dessa reportagem puderam conhecerem um pouco da sua trajetória e se sensibilizaram. “Se quiserem me ajudar de qualquer forma para que eu continue com meus sonhos, sintam-se à vontade para entrar em contato comigo pelo número (32) 99984-0426. ‘Sonhar, nunca desistir. Ter fé, pois fácil não é, nem vai ser”, concluiu Ana Caroline.

Fonte: Jornal O Vigilante Online