terça-feira, abril 16, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTESNOTÍCIAS

União Frederiquense goleia o Guarany e conquista título da Série A2 do Gauchão

Talis Anacleto, zagueiro alemparaibano capitão da equipe do Frederiquense, e o atacante Tony Jr., foram os destaques da decisão em Frederico Westphalen. Tony fez três gols na vitória por 5 a 0.

Talis Anacleto, o alemparaibano que entra para a história do futebol do município gaúcho de Frederico Westphalen.

O União Frederiquense, clube gaúcho que tem entre seus atletas o alemparaibano Talis Anacleto, capitão da equipe, conquistou o título inédito da Série A2 do Campeonato Gaúcho na tarde de ontem, domingo (28), em Frederico Westphalen. Após empate em 0 a 0 no primeiro jogo da final, em Bagé, os donos da casa aplicaram uma goleada por 5 a 0 sobre o Guarany na Arena União. As duas equipes têm acesso garantido à elite do futebol estadual em 2022.

O atacante Tony Jr. fez a festa diante da torcida. Ele marcou três vezes, duas no primeiro tempo e outra no segundo, para a alegria dos fãs. Somente na primeira etapa, o União já fazia 4 a 0, com gols de Eliomar e Joãozinho, além dos dois de Tony.

Agora os dois times passam a planejar o ano que vem para a disputa do Gauchão. A tabela da competição já foi divulgada. O União estreia contra o Novo Hamburgo em Frederico Westphalen, enquanto o Guarany enfrenta o São José, em Porto Alegre.

É campeão e com direito a goleada

Foi com direito a goleada que o União Frederiquense conquistou seu primeiro título de expressão, o de campeão do Campeonato Gaúcho Série A2, a clássica Divisão de Acesso. Na tarde de ontem (28), um domingo chuvoso, o Leão da Colina fez história e venceu por 5 a 0 o Guarany de Bagé, sem dar chances para o adversário.

No começo da partida, o União sofreu uma leve pressão. Até próximo dos 10 minutos, o time de Bagé foi quem mais criou oportunidades. Porém, logo em seguida o União equilibrou o jogo e marcou o primeiro gol aos 15 minutos.

A ótima jogada teve passe de pé em pé dos jogadores do União, que tentou por duas vezes, salvas pelo goleiro Copetti, mas no segundo rebote, Eliomar estava esperto e não desperdiçou, abrindo o placar.

Com o gol, o ímpeto do Leão da Colina não parou. O resultado disso foi o segundo gol, marcado aos 20 minutos, quando Tony Júnior mandou no ângulo uma “casquinha” deixada por Gabriel. Um golaço.

A festa do primeiro tempo foi ampliada dois minutos depois, quando Joãozinho mandou mansamente para o fundo das redes outra assistência de Gabriel.

Com o placar já elástico com menos de 30 minutos, o União reduziu um pouco o ímpeto, mas seguiu pressionando. O resultado foi o quarto gol, aos 40 minutos, marcado por Tony Júnior, mandando novamente no ângulo a bola recebida em lançamento de Igor Silva, depois de ainda fazer um corte na defesa adversária.

No primeiro tempo, Cetin ainda fez duas ótimas defesas aos 34 minutos e aos 42, mas a vantagem era toda do União Frederiquense.

Na volta do intervalo, o time seguiu pressionando e jogando melhor em cima do abatido time do Guarany de Bagé. O quinto gol da equipe foi marcado por Tony Júnior, após mais um passe de Gabriel. Com isso, o jogador marcou o seu terceiro na partida e o oitavo na temporada, sendo o artilheiro do time.

Depois do quinto tento, o time frederiquense apenas dominou o jogo e manteve a segurança para garantir o resultado elástico e comemorar o título com grande festa.

Talis, um alemparaibano no União Frederiquense

Nascido em Além Paraíba no dia 12 de setembro de 1989, o zagueiro Talis Anacleto foi um dos grandes nomes na campanha do União Frederiquense na conquista do inédito título de Campeão Gaúcho da Série A2, dividindo a zaga do Leão da Colina com Geninho.

Talis já havia atuado no clube de Frederico Westphalen, quando o União conquistou uma das vagas do Gauchão em 2014, e também esteve no elenco que disputou a primeira divisão estadual do ano seguinte.

Recontratado pela indicação do treinador Daniel Franco, na sua volta ao Leão da Colina disse:

– Tive momentos marcantes com a camisa do clube, onde conseguimos o acesso e a torcida fez toda a diferença. São pessoas que amam o clube e vivem o futebol, acompanhando o União Frederiquense. Ter a oportunidade de retornar e vestir novamente essa camisa pesada, me dá a chance de fazer história pelo clube. Podem ter certeza que vamos em busca do acesso – ressaltou o zagueiro que defendeu com garra e determinação as cores do Leão da Colina.

O zagueiro alemparaibano também já defendeu as cores de vários clubes brasileiros e estrangeiros: Portuguesa de Desportos (SP), Novo Hamburgo (RS), Ipatinga (MG), Iporá (GO), Goiania (GO) e outros. Na Europa defendeu o Louletano (Portugal) e o Fortune Düsseldorf (Alemanha).

Fontes e fotos: Ge e Folha do Noroeste