terça-feira, abril 16, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Hospital do Câncer de Muriaé realiza primeira radiocirurgia estereotaxica guiada por imagem pelo SUS

A paciente Cristina Pires foi a primeira pessoa a ser submetida ao procedimento.

Hospital do Câncer de Muriaé realiza primeira radiocirurgia estereotaxica guiada por imagem pelo SUS

O Hospital do Câncer de Muriaé realizou recentemente, a primeira radiocirurgia estereotaxica (SRS) guiada por imagem (IGRT) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a paciente Cristina Pires foi a primeira pessoa a ser submetida a este procedimento.

A cirurgia utiliza uma técnica de alta precisão que só foi possível graças à aquisição do novo Acelerador Linear Infinity. Neste equipamento, há direcionamento de diversos feixes de radiação com foco preciso, que podem ser utilizados para tratar tumores no cérebro, pulmões, fígado, coluna e outras partes do corpo.

A aquisição do equipamento foi realizada através de uma emenda parlamentar. O objetivo é beneficiar o maior número de pacientes possíveis.

De acordo com o hospital, a técnica permite a utilização, como imobilizador durante a aplicação da Radioterapia, uma máscara termoplástica de alta precisão que, combinado com o sistema de aquisição de iagens tridimensionais, o Cone Beam CT, torna efetivo o tratamento.

Como não há incisão, a radiocirurgia obtém impacto mínimo no tecido saudável próximo à área. Segundo a diretoria da FCV, o novo procedimento trará possibilidades para milhares de pacientes oncológicos.

Fonte e foto: Hospital do Câncer de Muriaé