sábado, abril 20, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Maioria das cidades de Minas cancelam festas de final de ano e carnaval

Em Além Paraíba a municipalidade se mostra omissa com relação a um posicionamento sobre o assunto.

A maioria das cidades de Minas Gerais não realizará eventos de réveillon e Carnaval em 2022. O cancelamento das comemorações já foi anunciado por cidades como Belo Horizonte e São João del-Rei. A postura também está sendo adotada em outras capitais do Brasil, como Recife, Salvador, Fortaleza e João Pessoa, em virtude do temor de uma nova alta de casos de Covid-19, que pode ser ocasionada pelas aglomerações registradas durante as comemorações.

Além disso, o surgimento da variante ômicron é outro fator que pesa para a não realização das festividades. Em Belo Horizonte, por exemplo, as autoridades investigam um caso suspeito de contaminação pela nova linhagem do coronavírus em uma mulher internada no Hospital Eduardo de Menezes. De acordo com o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, ainda não há uma definição geral no Estado.

Na contramão desta maioria, em Além Paraíba a postura da municipalidade tem sido diferente apesar do não anúncio de cancelamento ou não desses eventos, tanto que a prefeitura está convocando a população para a inauguração de ornamentação natalina no centro da cidade para amanhã, sexta-feira (03), no Vassourão, o que certamente ocasionará aglomeração de pessoas, mostrando total sua irresponsabilidade sobre o que vem acontecendo não só no Estado de Minas, mas em todo o planeta.

Avanço da vacinação faz morte por Covid cair 15 vezes em MG

O avanço da vacinação contra a Covid-19 em Minas resultou em 15 vezes menos mortes na comparação com abril, quando foi registrado o maior pico da doença neste ano. Apesar dos bons resultados, especialistas alertam: não é momento de descuido, principalmente com o surgimento de uma nova variante do vírus – Ômicron – que já levou vários países a adotar medidas restritivas.

Em abril deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde contabilizou 8.800 óbitos pelo coronavírus. Ao todo, Minas já computou mais de 2,2 milhões de casos e 56,2 mil vítimas fatais da enfermidade.