sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Governo de Minas paga R$ 2,250 milhões a catadores e coloca em dia os repasses do Bolsa Reciclagem

Associações de catadores de materiais recicláveis inscritas no programa Bolsa Reciclagem começam a receber repasse o de R$ 2,250 milhões referentes ao serviço de coleta nos centros urbanos de Minas Gerais, feito no 4º trimestre de 2018 e no 1º e 2º trimestres de 2021. Com o pagamento, o Governo do Estado coloca em dia a situação financeira do programa e finaliza a dívida com os catadores, herdada da antiga gestão. 

Ao todo, 1.657 profissionais da reciclagem terão acesso ao repasse. São 80 associações aptas a receber a verba referente ao 4º trimestre de 2018. Com relação aos valores do serviço prestado nos dois primeiros trimestres de 2021, 74 associações serão pagas.

Trabalho informal ou autônomo cresce e chega a 34% em Minas

Mais pessoas trabalhando sem vínculos trabalhistas, como microempreendores individuais (MEIs) ou na informalidade em Minas Gerais. Essa é uma realidade apontada na pesquisa do Instituto Data Tempo. Somados, os percentuais de profissionais autônomos e de pessoas que atuam sem carteira assinada contabilizam 34,6% dos entrevistados. O índice supera a fatia de 27,9% de trabalhadores que ocupam cargos em regime conforme a lei trabalhista do Brasil (CLT).

A busca por atuação fora do mercado convencional é uma saída para muitos, mesmo que represente a perda de alguns direitos trabalhistas, como o 13º. Segundo a pesquisa, 37,8% das pessoas que responderam à pesquisa não vão receber o benefício natalino.

Fonte: Rádio CPN