sábado, abril 20, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Trem Turístico Rio-Minas começa a se transformar em uma realidade

A paisagem bucólica entre a Zona da Mata mineira e o estado fluminense está prestes a ganhar mais um atrativo: as viagens de trem que marcaram a história da região. A luta pelo transporte de trilhos, que sai do Rio de Janeiro e passa por Minas Gerais, começou em 2015 e agora, com o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), poderá retornar em dezembro, e em grande estilo.

O Trem Rio-Minas, que terá foco exclusivo no turismo, terá um trajeto de 37 km, saindo da cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, passando por Chiador, em Minas e finalizando a viagem em Sapucaia, no estado fluminense. Em agosto de 2021, a ANTT aprovou a reestruturação do trecho, que será bancada pela concessionária FCA/VLI, dona da concessão do trecho.

A luta pelo trem é fruto de um trabalho do saudoso Paulo Henrique do Nascimento, fundador da ONG Amigos do Trem, além de prefeituras e empresários locais, que há seis anos estudam uma forma de aproveitar o trecho, que desde 2015 deixou de ser utilizado pela concessionária para o transporte de cargas.

Para além da paixão pelo transporte de trilhos, a diretora da ONG, Cyntia Nascimento, conta que o trem vai trazer desenvolvimento para a região, que já se preparou para acomodar turistas.

Em Chiador, o trem vai parar na estação de Penha Longa – a primeira do estado, inaugurada em 1869 pelo imperador dom Pedro II. A atração, que esteve perto de virar ruína, está em processo de restauração por parte da prefeitura, que contou com uma ajuda da Furnas Centrais Elétricas para bancar a reforma.

O Trem Rio-Minas terá à disposição 15 vagões com capacidade para 870 pessoas. Além das acomodações regulares, a composição também terá o vagão restaurante, espaços para eventos e carros de acessibilidade para passageiros com deficiência. A velocidade deverá chegar a 30 km/h.

“O primeiro módulo a ser contemplado compreende 37 km, entretanto, o projeto inicial de estender até Cataguases ainda existe. Sabemos que a burocracia é grande, mas estamos vencendo. O trecho de 168km é sim uma realidade para nós!”, enfatiza Cyntia Nascimento

Fonte e foto: ONG Amigos do Trem