Renan Guimarães é nomeado Diretor da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora

A leopoldinense Aline Costa Rezende é a nova Diretora da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.

Renan Guimarães

Renan Guimarães, que até a semana anterior exercia o cargo de Diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina foi nomeado para assumir a Direção da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora. A publicação oficial de sua nomeação foi divulgada na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro.

À frente da GRS de Leopoldina desde 2019, Renan Guimarães de Oliveira é natural de Três Rios – RJ. Servidor público pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como especialista em políticas e gestão da saúde, na Gerência Regional de Saúde Renan atuou na área de regulação, onde exerceu, entre 2014 e 2017, a função de coordenador setorial.

Em 2018, Renan Guimarães foi cedido pelo Estado ao Município de Cataguases para exercer o cargo de Secretário Municipal de Saúde. Em 2019 retornou à Gerência Regional de Saúde de Leopoldina para assumir sua direção, cargo que ocupou até sua nova nomeação para a direção da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora.

o Jornal O Vigilante Online Renan Guimarães comentou que uma nova etapa na vida profissional surge após 13 anos de trabalho na regional de Leopoldina. “Aqui pude contribuir com a coordenação de políticas públicas e a construção de redes assistenciais. Agradeço por ter conhecido e trabalhado com a competente equipe da SES/GRS de Leopoldina. Que tudo dê certo e que eu consiga trabalhar mais e melhor pro povo, pra saúde e pro SUS”, declarou Renan.

A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora é composta por 37 municípios (Andrelândia, Aracitaba, Arantina, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarará, Juiz de Fora, Liberdade, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Oliveira Fortes, Passa Vinte, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Deserto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Simão Pereira), o que corresponde a uma população estimada de 767.457 pessoas.

Com a saída de Renan da direção da Regional de Saúde de Leopoldina, assume o cargo a servidora pública estadual Aline Costa Rezende (foto abaixo), natural de Leopoldina, que ingressou na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais em 2006 no cargo de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGF).

Aline Costa Rezende

Procurada pela Redação do Jornal para manifestar qual o seu sentimento ao ser nomeada para o cargo de Diretora da GRS, Aline respondeu que é uma grande honra gerenciar a Regional de Saúde de Leopoldina. “Entendo como um grande desafio e uma oportunidade especial de ampliar nossa contribuição para a resolutividade assistencial e para o fortalecimento das redes de atenção à saúde da nossa região.”

A GRS de Leopoldina abrange 15 municípios, distribuídos por microrregiões. Na microrregião de Leopoldina estão os municípios de Leopoldina, Argirita, Laranjal, Palma e Recreio, na microrregião de Cataguases estão Astolfo Dutra, Santana de Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Cataguases; Além Paraíba, Volta Grande, Estrela D’Alva, Pirapetinga e Santo Antônio do Aventureiro integram a microrregião de Além Paraíba. Somadas, as populações destes municípios representam 231.102 habitantes.

Fonte: Site Jornal O Vigilante – Leopoldina.