TRE amplia atendimento presencial a partir de hoje, segunda-feira (18)

Eleitores têm até 4 de maio para regularizar situação eleitoral ou tirar título; horário de atendimento será entre 12h e 18h.

Os cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais terão o horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira, dia 18 de abril. A medida vale para todo o estado. Segundo o TRE, a prorrogação tem como objetivo assegurar uma melhor prestação de serviços à população na reta final do fechamento do cadastro eleitoral. “Eleitoras e eleitores têm apenas até o dia 4 de maio para solicitar operações relacionadas ao título, incluindo a primeira via do documento e a regularização”, diz nota do Tribunal.

Em cidades do interior, o horário de atendimento será ampliado em uma hora e será realizado entre 12h e 18h a partir da semana que vem. Em Além Paraíba, o Cartório Eleitoral (Central de Atendimento) funciona na Rua Dr. Aristóteles Lobo, nº 75 – Bairro da Saúde / Telefone (32) 3462-3820.

Apesar da ampliação do horário de atendimento presencial em todo estado, o TRE recomenda que a população dê preferência para o atendimento on-line, devido à pandemia de Covid-19. “As solicitações de alistamento eleitoral, inclusão do nome social, transferência ou regularização do título de eleitor podem ser feitas pelo sistema Título Net, no site do TRE. Assim, quem precisa de atendimento consegue fazer o pedido de forma rápida, sem enfrentar filas”, explica a Justiça eleitoral.

Para aqueles que não tiverem acesso à internet e precisarem do atendimento presencial, o TRE recomenda que seja feito um agendamento prévio do atendimento pelo site do TRE ou pelo Disque-Eleitor, no telefone 148. O serviço de informações ao eleitor por telefone também ampliou seu funcionamento. O atendimento, que normalmente é nos dias úteis, das 7h às 19h, também estará disponível nos finais de semana e feriados até o fechamento do cadastro, no dia 4 de maio.

“Vale lembrar que a coleta da biometria continua suspensa por tempo indeterminado, conforme artigo 4º da Resolução TSE 23.667/2021. Quem está com o título de eleitor em dia e quer apenas cadastrar a biometria não deve procurar atendimento neste momento”, diz o Tribunal.

Fonte: TRE-MG