sexta-feira, abril 19, 2024
ACEAPCOLUNASDESTAQUE

Sebrae Minas abre nova turma do Minas Franquia

Podem participar do programa micro e pequenas empresas da região da Zona da Mata

Micro e pequenas empresas da região da Zona da Mata e também do Campo das Vertentes, com potencial de crescimento para se tornarem franqueadoras, podem se inscrever no programa Minas Franquia. A capacitação é promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação Brasileira de Franquias (ABF).

A nova turma começa em junho e os interessados devem se inscrever até o dia 20 de maio neste link. Entre os requisitos para participar do programa, a empresa precisa estar consolidada no mercado e ter marca registrada ou em processo de registro.

Sete empresas da região tornaram-se franqueadoras na última edição do Minas Franquia: Brintel, Correctorcar, Dfit Express, Sorveteria Gellin, M&P Engenharia, Shopping da Beleza Francis e Sucuri Burguer. O lançamento das novas franquias ocorreu no dia 11 de abril, em evento realizado pelo Sebrae Minas em Juiz de Fora.

O analista do Sebrae Minas Tarcísio Fagundes observa que o programa tem contribuído para o fomento do sistema de franchising no estado. “O objetivo é que, com o apoio dado à estruturação dos negócios, os empreendedores se tornem franqueadores nos termos estabelecidos na Lei Brasileira do Franchising. Para isso, o programa os auxilia na elaboração das Circulares de Oferta de Franquia, do Manual Técnico Operacional e do roteiro para atuação do mercado”, destaca.

Mercado de franquias

Segundo dados da ABF, no 4º trimestre de 2021, o setor de franquias registrou pequeno crescimento comparado ao mesmo período de 2020 – no intervalo considerado, o faturamento das empresas aumentou 5%. O segmento de hotelaria e turismo foi o que mais cresceu (15,8%), o que demostra boa recuperação frente a um ano (2020) ainda muito prejudicado pela pandemia.

Fonte: Sebrae Minas | Texto: Luciana Grillo | Foto: Implant News