Bethânia confirma sua pré-candidatura a deputada federal pelo PROS

Em conversa informal realizada na tarde de sexta-feira, dia 20 de maio, em sua residência, a enfermeira alemparaibana Bethânia Reis de Souza, ex-secretária municipal de Saúde, confirmou que recebeu um convite da direção estadual do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) para candidatar-se ao cargo de deputada federal no processo eleitoral previsto para o dia 02 de outubro próximo. “Recebi o convite e estou propensa a aceitar esse desafio, certamente um dos mais difíceis e importantes de minha vida. Daí, estou realmente pré-candidata a uma das cadeiras da Câmara Federal”, ressaltou a pré-candidata.

Na conversa informal, Bethânia relatou a Flávio Senra, editor do Site-Jornal Além Parahyba, quais são suas pretensões, o que pensa de sua terra natal e outras informações pertinentes a Além Paraíba e microrregião, mostrando o quanto conhece das dificuldades do povo. “Sua franqueza nas respostas às questões que enumerei me surpreenderam. Em momento algum gaguejou ou jogou conversa fora”, assinalou o editor do ALÉM PARAHYBA.

Aos 44 anos completados no dia 25 de janeiro, Bethânia é divorciada, tem um filho de nome Gabriel e é filha do ex-prefeito e médico, já falecido, Miguel Belmiro de Souza e de Marisa Reis de Souza. Aprendeu as primeiras letras no Colégio dos Santos Anjos, onde concluiu os cursos Fundamental e Secundário. Formou-se em Enfermagem no ano de 2002, pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos – FESO, em Teresópolis (RJ). É pós-graduada em Urgência e Emergência em UTI, iniciou MBA em gestão de Saúde (não concluiu devido a pandemia do coronavírus), e atualmente cursa Direito, na Fundação Educacional de Além Paraíba.

Bethânia iniciou sua trajetória profissional no Hospital São Salvador no ano de 2003, como assistente de Enfermagem na UTI, até julho de 2012, passando, até dezembro de 2016, a exercer o cargo de Administradora da instituição. De janeiro de 2017 até março de 2018, foi Secretária Municipal de Saúde, onde desenvolveu um trabalho de grande relevância. De janeiro a agosto de 2021, no auge da pandemia de Covid-19, voltou a titularidade da Pasta de Saúde Municipal, ocasião em que mostrou competência e disposição no enfrentamento da doença que ceifou a vida de 169 alemparaibanos. Vale ressaltar, na ocasião da terrível doença que tomou conta do planeta, Bethânia uniu forças junto com a direção do Hospital São Salvador, o que foi de grande valia no combate ao coronavírus no município e toda sua microrregião.

Dois municípios vizinhos também conheceram de perto o trabalho da profissional de enfermagem da alemparaibana: Volta Grande, quando da administração da ex-prefeita Ely Quintão, e em Sapucaia, onde atuou no Pronto Socorro Municipal.

Sobre sua pré-candidatura a deputada federal, Bethânia ressaltou que existe uma necessidade imediata de uma voz mais atuante para atender as demandas da região. “Estou pronta para ser essa voz, e não me falta disposição. Infelizmente, por mais que se esforcem, os deputados federais que atuam na região não dão a atenção que pequenos municípios, como o de Além Paraíba, Volta Grande, Santo Antônio do Aventureiro, Pirapetinga, Estrela Dalva e outros, necessitam. Quero ser esta voz! Estarei a disposição para ajudar e atender qualquer demanda que surja e seja de interesse da coletividade. E caso consiga, meu domicílio em Além Paraíba continuará sendo o mesmo e estará com as portas abertas para todos os prefeitos, vereadores e outros agentes públicos, sejam filiados a qualquer legenda partidária”, afirmou.

Preocupada com a categoria profissional em que atua, a pré-candidata alemparaibana pretende, caso consiga eleger-se, ser uma voz atuante para defender o piso salarial de todos os servidores da área da saúde. “Nós, profissionais da área da saúde, de uma forma geral estamos sendo sacrificados ao extremo no que tange o nosso piso salarial. A categoria necessita de uma voz forte que realmente cobre um piso salarial decente para todos os profissionais da área, seja do médico, da enfermeira, do auxiliar de enfermagem, todos os profissionais sem distinção. Pretendo ser esta voz e não medirei forças para ser a representante da categoria”, ressaltou.

Durante anos e anos, Bethânia é testemunha do sucateamento das apelidadas Casas de Caridade ou Santas Casas de todo país, a maioria literalmente quebrada, mostrando ineficácia no atendimento à população. “Quero defender, com unhas e dentes, uma maior assistência do SUS no estado. Trabalharei intensamente na busca de maiores recursos para atender as Santas Casas e Casas de Caridade de nosso estado, muitas prestes a fechar as portas já que os valores de repasses do SUS nem sempre chegam à época devida. É comum, o recurso chegar até as prefeituras e os prefeitos, mostrando insensibilidade, em alguns casos até mesmo prepotência, somente repassarem esses recursos quando a instituição está não com a faca no pescoço, mas com o pescoço já cortado pela faca. O recurso do SUS deve seguir direto para a instituição, e não para as prefeituras”, foi incisiva a pré-candidata.

Indagada sobre o partido a que pretende se candidatar, Bethânia revelou que recebeu convite de outras duas legendas: o PL e o MDB. “Minha escolha pelo PROS não foi para desmerecer as outras duas legendas que também formalizaram convite, no caso o MDB e o PL. Acredito que pelo PROS as minhas chances são bem mais relevantes. A escolha foi de cunho pessoal e acredito que acertei na escolha”, concluiu.