“Acidentes de trabalho – Responsabilidades do gestor” é tema de treinamento na FIEMG Regional Zona da Mata

Curso objetiva orientar e capacitar a respeito das responsabilidades e condutas dos líderes operacionais e de produção.

“Acidentes de trabalho – Responsabilidades do gestor” é o tema do novo treinamento da FIEMG Regional Zona da Mata, que acontece no dia 13 de julho, de forma presencial, de 8h30 às 12h45. Apresentado pela advogada Polliana Martins Horsth, o curso é direcionado especialmente a profissionais que desempenham cargos de liderança operacional em indústrias e empresas de um modo geral. A instrutora é mestre em Direito, especialista em Direito Social e especialista em Gestão das Relações do Trabalho.

O treinamento objetiva orientar e capacitar a respeito das responsabilidades e condutas dos líderes operacionais e de produção (encarregados, supervisores, coordenadores etc.), abordando questões relacionadas à prevenção dos riscos ambientais do trabalho e das graves consequências do não cumprimento das obrigações trabalhistas voltadas para a área de Segurança e Medicina do Trabalho. Serão discutidas as repercussões de acidente de trabalho e doença ocupacional, a busca de reparações e indenizações por parte do trabalhador, atuação dos órgãos fiscalizadores e a responsabilidade civil e criminal dos gestores operacionais.

No conteúdo programático, serão abordados temas como: Meio ambiente do trabalho: normas gerais de Segurança e Medicina do Trabalho; Acidente de trabalho, doença ocupacional e concausa – caracterização; Responsabilidade decorrente do acidente ou doença de trabalho; Responsabilidade de lideranças e gestores; Espécies de danos e sua reparação (material, moral, estético, pensão vitalícia, coletivo); Atuação do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho nas questões de Segurança e Medicina do Trabalho.

O investimento é de R$ 130,00 para empresas associadas aos Sindicatos vinculados à FIEMG e de R$ 170,00 para demais interessados, estando incluso material didático digital, serviço de alimentação (lanche) e certificação da FIEMG. As inscrições podem ser feitas no site da FIEMG Regional ZM e mais informações podem ser obtidas através do telefone (32) 3249-1028 ou do e-mail gpeixoto@fiemg.com.br.

Fonte: Graciele Vianna – Jornalismo – Regional Fiemg Zona da Mata I Juiz de Fora