sábado, abril 20, 2024
DESTAQUEELEIÇÕESNOTÍCIASREGIÃO

Lançamento oficial da candidatura de Bethânia a deputada federal será realizado na próxima terça-feira, dia 16

Bethânia Reis de Souza, alemparaibana cadidata a deputada federal na eleição de 02 de outubro próximo… (Foto: Arquivo pessoal)

Seguidos todos os trâmites legais, está marcado para a próxima terça-feira, dia 16 de agosto, às 19 horas, o lançamento oficial da candidatura a deputada federal pelo Partido Republicano da Ordem Social – PROS, da alemparaibana Bethânia Reis de Souza. O local do lançamento será a sede da Associação Musical Carlos Gomes, localizada na Rua Coronel Oscar Côrtes, no bairro de Porto Novo, onde é esperada a presença de um grande número de apoiadores da enfermeira e ex-secretária municipal de Saúde. Vale ressaltar, o PROS está lançando 53 candidatos a deputado federal, sendo 16 mulheres.

Segundo informações oficiosas, ao que parece a candidatura de Bethânia seguirá condições idênticas à do ex-vereador Ocimar de Castro Neto, isto no ano de 1994, quando este se candidatou a uma das vagas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo PPS, obtendo mais da metade dos votos válidos das urnas alemparaibanas, e isto sem receber o apoio da maioria da classe política de Além Paraíba.

Na disputa pelas urnas de Além Paraíba, tudo indica, Bethânia deverá ter ao seu lado apenas o povo alemparaibano e poucos, para não dizer quase nenhum, apoio da classe política municipal que tem preferência, a exemplo de épocas passadas, a apoiar os apelidados “lambaris de enxurrada”, termo de autoria do saudoso ex-vereador José Erbiste “Macarrão” dado aos candidatos a deputado, seja estadual ou federal, que aportavam no município de quatro em quatro anos, de vez em quando enviando alguma merreca para auxiliar na conquista das gigantescas necessidades locais, uma espécie de esmola ofertada ao povo.

Nas eleições de 1994, ocasião em que foram às urnas alemparaibanas 19.948 eleitores, se tivesse pouco mais de 2,5 mil votos que conquistou, Ocimar, que recebeu 7.956 votos (necessitava de cerca de 10,5 mil), teria sido eleito deputado estadual. Candidatos apoiados pelos ex-prefeitos Elias Fadel Sahione, Sérgio Antônio Ribeiro Ferreira, Fernando Lúcio Ferreira Donzeles, membros do Partido dos Trabalhadores e outros, deram cerca de 3 mil votos aos “lambaris de enxurrada”. Miguel Belmiro de Souza (pai), à ocasião debutando na política alemparaibana, Zezinho Fortes, Gelson Luiz de Moura e uns poucos vereadores, apoiaram Ocimar.

Sobre Wolney Freitas, que então sequer pensava em entrar para a vida pública, não existem informações se apoiou ou não o então candidato Ocimar de Castro Neto que teve seu nome lançado ao cargo após um movimento iniciado por Alexandre Augusto Lima de Marca, então presidente da Associação Comercial e Industrial de Além Paraíba, assim denominada na época, e o Jornal Além Parahyba. Ocimar foi apelidado de “Candidato de Consenso”.

Naquele pleito, a omissão do povo alemparaibano também foi responsável pela não eleição de um filho da terra que desde meados da década dos anos de 1960 não conseguia eleger um alemparaibano para o cargo, o que ocorre até hoje – 3.636  anularam seus votos; outros 3.309 deixaram em branco.

Bethânia Reis de Souza…

Natural de Além Paraíba e filha do ex-prefeito Miguel Belmiro de Souza, Bethânia Reis de Souza, 44 anos, é divorciada e mãe de Gabriel Reis Gracioli. Formou-se em Enfermagem pela FESO – Fundação Educacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis (RJ), possui pós-graduação em Emergência e UTI, e é graduanda em MBA-Gestão de Saúde e Direito.

Atuou como enfermeira por 19 anos no Hospital São Salvador, bem como nos municípios de Sapucaia e Volta Grande. Foi titular da Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba por dois períodos distintos: 2017/2018 e 2021. Neste segundo período se destacou no combate e vacinação da Covid-19, momento mais crítico da pandemia que ceifou a vida de dezenas de alemparaibanos e centenas de milhares de brasileiros.

Desde que se lançou pré-candidata, Bethânia vem conversando com lideranças regionais e com a população alemparaibana, ouvindo seus anseios e expectativas sobre o futuro da região. Em recente comentário ao editor do ALÉM PARAHYBA, Flávio Senra, Bethânia enfatizou que a Zona da Mata deveria estar bastante atenta em criar bancadas estadual e federal que conheçam as realidades da região. “A região, em especial nossa Além Paraíba, tem que se preocupar em eleger uma representação local que esteja atenta ao estado de abandono a que estamos expostos há vários anos. Se isto não acontecer, essa situação dificilmente será revertida”, disse a enfermeira.

Bethânia Reis ainda destacou que, caso consiga se eleger, os principais pilares que nortearão sua atuação na Câmara dos Deputados estarão voltados às necessidades da Zona da Mata, em especial Além Paraíba e sua microrregião, que são: Saúde, Educação, Emprego e Renda. “São as reivindicações da população em geral e não somente de Além Paraíba, aliás, um fenômeno regional que necessita de uma atenção especial não somente da Câmara dos Deputados, mas também do Senado, da Assembleia Legislativa Mineira e dos governos Estadual e Federal”, comentou a agora confirmada candidata a deputada federal.

Bethânia ainda comentou que vai trabalhar arduamente, caso seja brindada com a vitória, para elevar o nome da região da Zona da Mata, em especial Além Paraíba e municípios circunvizinhos, com ações que tragam benefícios substanciais ao povo mineiro.