Parque Estadual dos Três Picos flagra mais da vida selvagem na região de Nova Friburgo (RJ)
Armadilhas fotográficas registram presença do gato-do-mato-pequeno (leopardus guttulus).
O Parque Nacional dos Três Picos, localizado na região de Nova Friburgo (RJ), registrou na semana passada a presença do gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) com armadilhas fotográficas. O flagrante foi feito pelo ambientalista Juran Santos através do projeto Aventura Animal, e vem mostrar que o local oferece segurança para a sobrevivência da espécie.
Segundo o presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Philipe Campelo, o parque é uma área muito rica em biodiversidade.
Sobre o gato-do-mato-pequeno
CARACTERÍSTICAS: são semelhantes ao gato doméstico, pesando até 3 quilos. É a menor espécie de felino silvestre no Brasil e a menor segunda da América do Sul. Apresentam “rosetas” – popularmente chamadas de pintas, que tendem a ser pequenas, na maioria das vezes abertas e adensadas, e a interpretação de fundo é amarelada. Os pelos são voltados para trás. Como em algumas outras espécies, podem ser vistos Gatos-do-mato-pequeno totalmente pretos (melanismo).
COMO VIVEM: De hábito solitário, noturno-crepuscular (mas, também, com atividades diurnas), o Leopardus gutullus é terrestre, apresentando desenvoltura na vegetação arbórea. Para procriar, não há época do ano específica. A gestação é de 73-78 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes.
Fontes: Site Eco-Serrano e Wikipédia