Historiador alemparaibano lançou livro digital sobre o clássico mineiro “A Noiva da Cidade”
Obra que resgata bastidores do filme e valoriza a memória do cinema nacional tem o apoio da Lei Paulo Gustavo.

O historiador e pesquisador alemparaibano André Martins Borges, diretor do Museu de História e Ciências Naturais, lançou no dia 02 de outubro o livro digital “A Noiva da Cidade – As Histórias por trás do filme”, uma obra que mergulha na memória de um dos mais emblemáticos filmes do cinema brasileiro.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT-MG), reforçando o compromisso do Estado com a preservação da história e da cultura audiovisual.
O livro, versão digital, aborda o processo de produção, filmagens e curiosidades por trás do longa-metragem “A Noiva da Cidade” (1978), dirigido por Alex Viany, e traz um olhar sensível e investigativo sobre o contexto histórico e artístico da obra filmado na Zona da Mata Mineira (Volta Grande, Angustura e Leopoldina) com a participação de nomes como Humberto Mauro, Elke Maravilha, Davi Neves e outros.
Além da versão digital, acessível gratuitamente, o projeto inclui também o lançamento em formato áudio-livro, garantindo o acesso de pessoas com deficiência visual, ampliando assim o alcance da produção. “A ideia foi democratizar o acesso à história do filme e valorizar o patrimônio cultural do nosso cinema, levando como conteúdo também a quem, prefere ou necessita ouvir”, destaca André Borges.

O autor, conhecido por sua atuação à frente do Museu de História e Ciências Naturais, tem se dedicado há anos à pesquisa e à difusão da memória cinematográfica regional. A obra reúne depoimentos, registros de bastidores e documentos inéditos, muitos provenientes do acervo pessoal do cineasta Alex Viany e de arquivos familiares preservados na região, além de entrevistas diversas.
Com linguagem envolvente e caráter histórico, “A Noiva da Cidade – As Histórias por trás do filme” resgata uma parte importante da identidade cultural mineira, reafirmando o papel da Lei Paulo Gustavo como instrumento de incentivo à produção intelectual, artística e acessível.
O livro está disponível em formado digital e em áudio-livro, podendo ser acessado gratuitamente por meio da página oficial do Museu de História e Ciências Naturais, através do site https://museuhcnaturais.org.br/loja-do-museu/.
IMAGEM 03

Fonte: Com informações do MHCN



