quinta-feira, abril 25, 2024
CULTURADESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba prepara lançamento de livro para esta primeira quinzena de julho

“Memória e Patrimônio Cultural de Além Paraíba – Volume 1”, que tem por objetivo divulgar histórias e memórias de Além Paraíba, estará disponível em versão impressa e on-line (formatos PDF e e-book).

A sede do Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba (Foto: Carlos Moura).

A direção do Museu de História e Ciências Naturais (MHCN) está se preparando para realizar o lançamento, neste mês de julho, de seu primeiro livro: “MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DE ALÉM PARAÍBA – VOLUME 1”. Segundo o diretor do MHCN, professor André Martins Borges, será um lançamento de um livro de forma diferente do que conhecemos, pois vai ocorrer em meio a pandemia de COVID-19, onde não é possível a aglomeração de pessoas. O livro tem por objetivo divulgar histórias e memórias da cidade de Além Paraíba, resgatadas ao longo dos anos pela instituição desde o ano de 2003, a partir de entrevistas com pessoas que participaram e vivenciaram partes da história do município.

A ideia do livro surgiu em 2016, quando a instituição alemparaibana recebeu do Instituto Brasileiro de Museus, o título de Ponto de Memória. Tal iniciativa foi o ponto inicial para que pudessem ser sistematizadas as diversas entrevistas realizadas ao longo dos anos, e amadurecer uma primeira versão que inicialmente seria apenas on-line. É importante ressaltar que o último livro de história alemparaibana é a obra “Além Paraíba na História da Capitania de Minas Gerais”, de Egberto Mattos, do ano de 1983. Desde então, nunca foi escrito um trabalho com a participação de quem vivenciou ou fez parte da nossa história.

Com recursos do Fundo Estadual de Cultura, num projeto modesto que foi aprovado em 2018 pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, os trabalhos foram iniciados no final do segundo semestre de 2019. A instituição elaborou uma versão de trabalho com 18 histórias, a partir das entrevistas já realizadas. Em reuniões com a equipe do projeto, o diretor do Museu, professor André Borges, que neste trabalho é o coordenador da edição, foram definidos quais temas seriam tratados nesta primeira edição, e quais histórias até então não contadas pudessem ter seus temas coletados, bem como quais fotografias estariam presentes na edição, algo em torno de sessenta.

Vale ressaltar, tudo isso se deu em pouco tempo, pois após 16 de março último os trabalhos tiveram que se restringir ao home office, em razão dos decretos referentes ao isolamento social necessários para a pandemia de COVID-19.

Ainda assim, memórias como a da história da Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Colina, foram resgatadas e estão contadas no livro. A história da Colina por exemplo, tem por objetivo resgatar não apenas a história da agremiação carnavalesca, mas também a do Morro da Conceição.  Outro registro a ser feito, é que os leitores irão encontrar histórias do futebol alemparaibano, das salas de cinema, escolas, ferrovia, da locomotiva a vapor 51, entre outras.

O livro estará disponível na versão impressa (reserve o seu são apenas 300 exemplares) e on-line (nos formatos em PDF e e-book – para computador e tablet). Nele o leitor contará com 17 histórias/memórias, contadas por diversas pessoas, e um relato de nossa história com muitas informações interessantes e ricamente ilustradas. Todas as fotografias foram gentilmente cedidas por particulares e órgãos de comunicação, como o Jornal Além Parahyba.

A previsão de seu lançamento é para esta primeira quinzena de julho, e diferentemente de um lançamento normal, as edições impressas serão distribuídas exclusivamente por meio do Correios com registro e envelope preparado para o envio de edições deste tipo. Será possível adquirir o livro pagando apenas a postagem com seguro no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), a partir de um link do Pagseguro visando o envio que deve ocorrer em até 48 horas após a confirmação do pagamento. O custo é apenas referente para o manuseio e postagem. Não serão enviados de outra forma ou retirados presencialmente, em razão da pandemia de COVID-19.

As versões on-line, serão disponibilizadas de forma 100% gratuita, através do download através da rede mundial de computadores. A versão em PDF é exclusiva para leitura no computador e a versão e-Book para tablet e outros leitores de livros digitais. As versões on-line estão sendo preparadas para serem distribuídas a partir de sites como a Amazon e Apple Books.

Também será possível o download do livro digital através do site da instituição cultural: http://www.museuhcnaturais.org.br.

Legenda das fotos 02, 02, 03, 04, 05 e 06 (mostrar elas num só bloco):

O diretor do MHC, professor André Martins Borges (Foto: Semonides Correa).