sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

São Sebastião da Vargem Alegre vai tratar todo o esgoto produzido no município

Convênio foi assinado na última terça-feira, 08, pelo atual prefeito.

O prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Vieira, assinou na terça-feira, 08 de dezembro, convênio com a Caixa Econômica Federal, que vai garantir os recursos para as obras de tratamento de todo o esgoto produzido naquele município. “São quase nove milhões de reais para esta obra histórica de nossa cidade”, revelou, entusiasmado, o prefeito. Os recursos foram obtidos por meio da Agevap – Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul – e a contrapartida que cabia ao município foi dada pelo CEIVAP – Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

De acordo com Claudiomir, que encerra seu segundo mandato no próximo dia 31, seu sucessor, Didi Almeida, que hoje é seu vice, é quem vai agendar o início da obra. “Acredito que ela comece em 2021 e deverá ficar pronta em até dois anos. Aí teremos de volta os nossos mananciais limpinhos como no tempo em que eu era criança”, comentou o atual prefeito. A iniciativa só traz vantagens para o município, lembra. “Vamos aumentar nossa pontuação no ICMS Ambiental, teremos condições de atrair mais empresas para cá e vamos arrecadar mais”, prevê projetando um futuro promissor.

Para alcançar a meta – como ele mesmo definiu – de tratar todo o esgoto do município, Claudiomir revelou uma trajetória de muitas dificuldades e empecilhos que “vencemos um a um graças ao empenho de todos os envolvidos. O nosso primeiro projeto neste sentido foi recusado pelos órgãos ambientais e tivemos de começar novamente do zero”, contou. Por causa disso, cercou-se de parceiros especializados que lhe deram toda a assessoria e montaram o novo projeto, agora aprovado. Ele conclui com um agradecimento especial a todos que participaram desta tarefa e tornaram o sonho em realidade.

Fonte e foto: Marcelo Lopes