quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

ELEIÇÕES 2022

DATATEMPO: Aécio mantém liderança para o Senado, seguido por Cleitinho

Cenário da eleição para senador ainda está em aberto, já que o tucano ainda não se colocou publicamente como pré-candidato.

Aécio Neves lidera corrida por vaga mineira ao Senado — Foto: Roque de Sá/Agência Senado, Clarissa Barçante/ALMG, Uarlen Valerio/O Tempo, João Godinho/O Tempo, Jefferson Rudy/Agência Senado

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) permanece na liderança da corrida eleitoral para o Senado em Minas Gerais. Ele tem 24,8% das intenções de voto na mais recente pesquisa DATATEMPO, mesmo percentual registrado na pesquisa de junho. O segundo colocado é o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), que oscilou de 11,6%, há um mês, para 12,8% agora. A variação ocorreu dentro da margem de erro.

Outros quatro candidatos estão tecnicamente empatados em terceiro lugar. São eles: Sara Azevedo (PSOL), com 5,1%; o ex-ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio (PL), que tem 5%; o senador Alexandre Silveira (PSD), que disputa a reeleição, tem 4,4%; e o deputado federal Marcelo Aro (PP), que chegou a 3,4%. Nenhum desses candidatos variou fora da margem de erro na comparação com a pesquisa de junho.

Apesar da liderança folgada de Aécio, o cenário da eleição para senador ainda está em aberto. O tucano ainda não se colocou publicamente como pré-candidato. Além disso, na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, a consolidação dos votos é baixa.

Nesta modalidade, 79,8% não souberam ou não responderam quando questionados sobre quem votariam para senador, o que indica que aproximadamente quatro em cada cinco eleitores mineiros ainda não definiram o voto. Cleitinho Azevedo foi citado por 2,5% dos eleitores, e Aécio Neves, por 0,9%. Marcelo Aro e Alexandre Silveira foram lembrados por 0,2% cada. Os demais nomes citados não são candidatos ao Senado.

“O fato de, espontaneamente, nenhum candidato ter percentuais de menções relevantes demonstra que a corrida está pouco consolidada para o eleitorado”, avalia a analista da DATATEMPO, Bruna Assis. 

Ela pontua também que os candidatos, com exceção de Aécio, são desconhecidos pela maioria do eleitorado. Dessa forma, o cenário pode mudar nos próximos meses quando todos se tornarem mais conhecidos. “Sobretudo após o início das campanhas e da definição dos palanques dentro do Estado, atraindo eleitores que ainda estão indecisos sobre seu voto para o Senado”, afirma.

O PSDB tem como pré-candidato a governador o ex-deputado Marcus Pestana (PSDB). Caso Aécio saia candidato, seria na chapa do companheiro de partido. Pestana, no entanto, negocia a vaga ao Senado com o PDT para conseguir o apoio da sigla. O acordo, no entanto, ainda não foi fechado.

“Se Aécio estiver fora do páreo, Cleitinho é o candidato com menor desconhecimento e maior possiblidade de voto, o que o coloca em uma vantagem em relação aos demais nomes”, analisa Bruna Assis. “É bom lembrar, contudo, que a vantagem experimentada por Cleitinho é menor do que a de Aécio (em relação aos demais candidatos) e que seus percentuais de desconhecimento ainda ultrapassam mais da metade do eleitorado”, explica.

Fonte: O Tempo – Por Pedro Augusto Figueiredo