sábado, abril 27, 2024
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Trem turístico promete rota de 168 km

Projeto tem, até agora, somente 37 quilômetros concluídos ligando Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ)

imgA Oscip Amigos do Trem, criada há 25 anos, é a responsável pelo projeto e pela operação ferroviária do Trem Rio-Minas | Crédito: Amigos do Trem / Divulgação

Um passeio de 168 quilômetros pelas belezas naturais e históricas do Sul Fluminense e a Zona da Mata mineira é a promessa do trem turístico Rio-Minas, que vai ligar os municípios de Três Rios (RJ) e Cataguases (MG). Em Minas Gerais, a rota ainda passa pelas cidades de Além Paraíba, Volta Grande, Recreio e Leopoldina.

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2017, tem, até agora, apenas 37 quilômetros concluídos ligando Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ), que devem ser inaugurados até dezembro de 2023. 

De acordo com a presidente da Amigos do Trem – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) -, Cynthia Nascimento Leite, esse é o maior projeto de turismo ferroviário do Estado do Rio de Janeiro e o único aprovado no Brasil.

“O Trem Rio-Minas é um projeto de grande relevância para os municípios envolvidos, pois tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Com a sua implementação, teremos um significativo aumento de postos de trabalho. O projeto visa impulsionar o setor turístico”, explica Cynthia Nascimento Leite.

 A Amigos do Trem, criada há 25 anos, é a responsável pelo projeto e pela operação ferroviária do Trem Rio-Minas. Em Minas Gerais, é também responsável pelo Trem de Prata Restaurante, em Santos Dumont, também na Zona da Mata.

As locomotivas e carros de passageiros da Rio-Minas estão passando por manutenção para atender determinações da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) após inspeção realizada em março.

São seis locomotivas e 15 carros de passageiros, com capacidade de levar 837 turistas por viagem, 73 em cada carro. As viagens estão programadas para acontecer durante os finais de semana, feriados e datas comemorativas, sendo duas por dia.

Iniciadas em junho de 2022, as obras tinham como prazo de entrega dezembro do ano passado. Ainda não há estimativa para a entrega do percurso completo.

“Durante todo esse período, enfrentamos diversos desafios, incluindo questões burocráticas que demandaram um tempo considerável para serem resolvidas. Além disso, fomos impactados pelo difícil período da pandemia. É importante ressaltar que durante esse tempo, também conquistamos uma grande vitória: a deliberação 244 do Ministério Público, que resultou na determinação da ANTT para que a FCA realizasse a reforma do trecho de 37 quilômetros. Essa medida foi crucial para impulsionar o projeto e representou um passo importante na concretização do Trem Rio-Minas”, pontua a presidente da Amigos do Trem.

Essa reforma exigiu um investimento de, aproximadamente, R$ 45 milhões, sendo parte proveniente da Amigos do Trem e parte proveniente das prefeituras envolvidas.

Em nota, a VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), responde sobre o trecho de sua responsabilidade, sem dar informações sobre custos ou prazos. 

“Esclarecemos que a parte do trecho pelo qual deverá passar o trem turístico Minas-Rio que está sob gestão da companhia está sendo recuperada conforme determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Esse percurso compreende a linha que liga as cidades de Três Rios a Sapucaia. Os demais trechos estão sob análise no processo de prorrogação, que neste momento está sendo conduzido pela ANTT”, afirma o documento.

Fonte: https://diariodocomercio.com.br/