sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUEEDITORIAL

Et tu, Brute?

EDITORIAL

No século I A.C., o imperador romano Júlio César foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. Entre eles estava o seu filho adotivo Marcus Brutus. 

Por Flávio Senra (*)

Júlio César, o maior de todos os imperadores de Roma, quando foi covardemente assassinado por alguns membros do Senado Romano, ao ver que entre seus algozes estava seu pupilo Marco Brutus, proferiu uma frase que ficou eternizada nos anais da história. Disse ele: “At tu, Brute?”

Semana passada, dia 02 de julho, o site da Prefeitura Municipal de Além Paraíba postou o teor de uma correspondência do deputado federal Misael Varella, majoritário no município por dois mandatos consecutivos, onde se pavoneou ser o responsável pelo recurso financeiro de R$ 1.294.263,00 que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, enviou para a boa terra com a finalidade de combater o temido Covid-19. Segundo o ofício do deputado enviado ao prefeito Miguelzinho, Além Paraíba estaria recebendo tal recurso graças a uma indicação de seu gabinete.

Como mentira tem perna curta, levamos ao público leitor do ALÉM PARAHYBA, através de nosso site (www.jornalalemparahyba.com.br), que tal afirmativa era pura bazófia política do parlamentar, isto porque o recurso financeiro liberado chegou até Além Paraíba, assim como para todos os municípios brasileiros, através de estudo minucioso que envolveu vários órgãos e dados do governo federal, uma prerrogativa exclusiva do Ministério da Saúde, sem depender de qualquer deputado, seja ele qual for.

No nosso entendimento, o ilustre muriéense tentou se mostrar pai da criança sem o ser, em palavras chulas quis “gozar com o pau de outros”.

Ontem, dia 08 de julho, o fato se repete na boa terra, desta feita no mesmo site da municipalidade, onde numa nota dirigida à população o prefeito também se pavoneou ao dar a notícia de que o Hospital São Salvador estava sendo brindado com equipamentos médicos (01 cardioversor e cinco ventiladores pulmonares) graças aos seus incansáveis esforços junto a Secretaria de Estado da Saúde, orçados em R$ 282.328,50.

Diante de tamanha, repetimos, bazófia, só temos a afirmar que mentira tem perna curta, isto porque os equipamentos foram destinados para a boa terra pela Secretaria de Estado da Saúde, através do Plano de Contingência Macrorregional, usando os critérios de priorização deliberados na CIB-SUS e GRS – Gerência Regional da Saúde de Leopoldina, que assinaram um Termo de Permissão de Cessão de Uso de Respiradores cedidos pela SES/MG destinados ao Hospital São Salvador, para ampliação dos leitos de UTI no enfrentamento do Covid-19.

O que vemos, infelizmente, é que os maus exemplos são facilmente absorvidos por grande parte da classe política brasileira, e, como não podia ser diferente, também em terras alemparaibanas. Em um curto espaço de tempo, tal qual o sempre ausente deputado federal Misael Varella, o prefeito Miguelzinho, aproveitando que neste ano teremos eleições municipais, tentou ser o pai da criança, ou seja, “gozar com o pau dos outros”, dizendo que os aparelhos aqui aportam graças aos seus incansáveis esforços junto a Secretaria de Estado da Saúde.

Senhor prefeito, nos poupe desse tipo de constrangimento! Sabemos que “Vossa Excelência”, até que enfim, após três anos de total inércia tem feito de tudo para mostrar serviço, tanto que voltou até com a “Onda Azul” pintando meios-fios, bancos (alguns quebrados), praças, canteiros, quadra de esportes, etc., tudo com tinta azul. É obra pra tudo que é canto, contratando gente (certamente possíveis eleitores), numa movimentação nunca vista desde o dia 1º de janeiro de 2017, ocasião em que assumiste o leme alemparaibano. Mas dizer que o senhor é o responsável pelos equipamentos aqui chegarem, nos poupe…

Ficamos por aqui, plagiando a famosa frase de Júlio César para nos dirigir ao prefeito: “Até tu, Miguelzinho?”

(*) Flávio Senra é o editor do ALÉM PARAHYBA desde junho de 1993.