domingo, maio 5, 2024
CPNNOTÍCIAS

JORNAL COMUNICAÇÃO – RESUMO DA SEMANA 17 a 21/08/2020

NACIONAL

Estudo demonstra eficiência da vacina Coronavac

A vacina Coronavac se mostrou eficaz e segura, segundo estudo publicado nesta semana pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science. O trabalho analisou o comportamento de 600 voluntários vacinados na China durante a fase 2 dos testes clínicos. A vacina é desenvolvida pela Sinovac Life Science em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o coordenador dos ensaios clínicos da vacina Coronavac e diretor médico de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, o produto é muito promissor e eficaz. “Os estudos feitos até agora, na China, demonstraram que mais de 90% dos voluntários que receberam as vacinas tiveram anticorpos capazes de neutralizar o coronavírus, isso é um diferencial”, afirmou.

Evangélicos se articulam para ter um vice na chapa de Bolsonaro 2022

Os evangélicos já começam a se movimentar e a fazer articulações para saber quem ocuparia a vaga de vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, certos de que o general Hamilton Mourão não estará na cédula. O grande problema no meio gospel, contudo, é a pulverização em inúmeras denominações, o que torna mais difícil encontrar um nome que represente o todo. O presidente não esconde que já está focado nas eleições de 2022. Bolsonaro tem admitido a interlocutores que pode escolher um vice evangélico. Foi esse sinal do Chefe do Executivo que despertou no segmento a precoce movimentação à procura de nomes.

Bolsonaro diz que não está preocupado com 2022 e que só quer fazer um bom governo

Em sua terceira visita à região Nordeste em menos dois meses, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (17), em Sergipe, que não está em agenda de campanha e que a eleição de 2022 não o preocupa. “Não estou preocupado com 2022, 2022 é outra história. Quero fazer um governo bom nesses quatro anos”, disse o presidente que ainda deu mostras de que pode ter uma participação mais ativa na eleição municipal de 2020. “Não pretendo [participar], o que não quer dizer que eu não vá”. Bolsonaro evitou comentar a pesquisa Datafolha que apontou para uma melhora da sua popularidade, inclusive no Nordeste.

Dario Messer é condenado

O doleiro Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”, foi condenado pela Justiça Federal do Rio a 13 anos e 4 meses de prisão em regime fechado no processo da Operação Marakata, desdobramento da Lava Jato no Rio, pelo crime de lavagem de dinheiro.É a primeira vez que Dario Messer é condenado na Lava Jato. Ele foi absolvido da acusação de evasão de divisas. A sentença foi publicada nesta segunda-feira (17) pelo juiz Alexandre Libonati, da 2ª Vara Federal Criminal do Rio. O juiz não permitiu que Messer recorra em liberdade, e determinou a expedição de mandado de prisão após a pandemia da Covid-19.

Aberto o prazo para a nomeação de mesários

Começou na terça-feira (18) e vai até o dia 16 de setembro o prazo para que os juízes eleitorais de cada município nomeiem os mesários e os membros das mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como os eleitores que atuarão no apoio logístico dos locais de votação das eleições municipais 2020. As datas foram alteradas com a Emenda Constitucional que, em razão da pandemia, adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos). De acordo com o TSE, os locais designados para o funcionamento das mesas receptoras serão publicados até 16 de setembro no Diário de Justiça Eletrônico, nas capitais. Caberá aos tribunais regionais eleitorais (TREs) regulamentar a forma de publicação para os demais locais.

INSS inicia prova de vida digital

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. Na primeira etapa, participarão cerca de 500 mil beneficiários de todo o país. Os primeiros contatos com os segurados serão feitos por mensagens via pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail. Na prática, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos para seguir recebendo. Para realizar a biometria facial, o INSS usará as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Brasil tem mais de 11 mil gestores “Ficha Suja”

Mais de 11 mil gestores públicos condenados por atos administrativos em segunda instância devem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa, o que os impedirá de concorrer nas eleições deste ano. O levantamento parcial, feito pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), leva em conta dados de 15 estados que já se anteciparam ao prazo de 25 de setembro, quando todos os tribunais deverão encaminhar seus relatórios à Justiça Eleitoral. São prefeitos, vereadores, servidores e funcionários de empresas com parcerias públicas, cujos processos já transitaram em julgado nos últimos oito anos, ou seja, não cabem mais recursos na esfera administrativa.

São Paulo considera improvável a volta às aulas este ano

A Prefeitura de São Paulo considera improvável a volta das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas ainda este ano. A avaliação de auxiliares do prefeito Bruno Covas é de que os dados do inquérito sorológico feito pelo Município entre 6 e 10 de agosto, que mostrou alta taxa de crianças assintomáticas na cidade, apontam que seria arriscado a retomada, ainda que seguindo protocolos sanitários. Com mais de 3 milhões 500 mil casos, Brasil contabiliza média diária de 980 mortes por covid-19. Covas já descartou publicamente a volta das aulas em setembro, mas vai esperar o resultado das próximas três etapas do inquérito, que serão feitas também na rede privada, para tomar uma decisão definitiva.

4 milhões de brasileiros recorreram a empréstimos na pandemia

Em cerca de 4 milhões dos domicílios (5,9% do total) algum morador solicitou empréstimo para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Desse total, 762 mil não tiveram o crédito aprovado. Dessa maneira, em 3 milhões 300 mil domicílios a solicitação foi atendida, ou seja, foram beneficiados cerca de 82% dos domicílios em que algum morador solicitou empréstimo. Os dados, que fazem parte da pesquisa Pnad Covid-19 mensal, foram divulgados  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

ESTADO

Pesquisadores cobram empenho do Governo de Minas para fomentar pesquisas

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) investiu, até julho deste ano, R$ 74,4 milhões para o fomento de estudos científicos. Mesmo em pandemia, o orçamento é bem abaixo do previsto por lei, de destinação de 1% da receita orçamentária anual do estado, que tem previsão de alcançar R$ 46,7 bilhões neste ano. Para os pesquisadores, o investimento em pesquisas é restrito para financiar estudos, especialmente neste momento em que o coronavírus avança pelo estado.

Covid-19 causa evasão e quebradeira em escolas infantids de Minas

Em tempos de ensino remoto e todas as dificuldades que ele representa, a Educação em Minas Gerais tem pela frente mais um enorme desafio: saber quantos dos mais de 60 mil alunos da rede particular abandonaram a escola nesta pandemia. A evasão no ensino infantil, algo inédito na educação brasileira, se tornou realidade preocupante nos últimos meses. Belo Horizonte tenta um raio-x da situação, desconhecida até mesmo pelas escolas privadas, e estuda plano para tentar acolher os pequenos. Já o Ministério Público de Minas Gerais alerta que pais de crianças a partir de 4 anos, idade a partir da qual a educação é obrigatória, podem ser responsabilizados. As consequências também ainda precisam ser medidas, mas já se mostram na forma de fechamento de escolas inteiras e demissão de professores e auxiliares.

ANVISA autoriza teste de mais uma vacina contra Covid-19 em Minas

Minas Gerais foi um dos estados escolhidos para realizar testes de uma nova vacina contra a Covid-19. A autorização foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda não há informações de quando os voluntários vão receber a dose. A Ad26.COV2.S, como o fármaco foi denominado, está sendo desenvolvida pela Jansen-Cilag, do grupo farmacêutico Johnson & Johnson. Além de Minas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte também farão testes. No Brasil, a autorização é para que 7 mil pessoas participem do estudo clínico.

Governo aponta início de tendência de queda de Covid-19 em Minas

Minas pode sair do alto patamar no número de casos e mortes pela COVID-19. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que há tendência de queda na média móvel no número de mortes no estado. “Estamos vendo uma tendência de início de uma queda. Ainda é um pouco precoce definirmos isso, mas parece claro que parou de haver incremento no número de óbitos”, afirmou Amaral. O estado monitora as mortes tanto pela data de ocorrência como pela data de registro. Ao comparar dos dois gráficos, as curvas apresentam sentidos diferentes. Enquanto há tendência de queda na curva na data de ocorrência dos óbitos, verifica-se elevação na curva de registros.

A cada 24 horas dois profissionais da Saúde morrem em MG vítimas da Covid-19

O novo coronavírus também é implacável com quem está na linha de frente no combate à pandemia. Em Minas Gerais, desde março, 322 profissionais de saúde perderam a vida por complicações da Covid-19 – uma média de dois trabalhadores a cada 24 horas. Pelas estatísticas, publicadas no Boletim de Dados Complementares, da Secretaria de Estado de Saúde, metade dos óbitos (160) ocorreu em julho, e agosto já acumula 46 registros. Em todo o território mineiro, o número de infectados chega a 5.375. Os dados não detalham quais as funções das vítimas, mas abrangem médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, dentre outros.

Zema assina decreto que regulamenta a produção e comercuialização de queijo artesanal

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou o decreto que regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais, produzidos em várias regiões do estado. O decreto regulamenta lei sancionada pelo então governador Fernando Pimentel, em 2018, que já tratava da comercialização dos queijos artesanais em Minas. A medida deve beneficiar 30 mil produtores rurais, que vão poder vender o produto para outros estados brasileiros. Atualmente, somente o chamado “queijo minas artesanal de casca lavada” tinha regulamentação para ser produzido, de forma legal, no estado.

LOCAL E REGIONAL

FUNDEB repassou R$ 914 mil em junho para AP

No mês de julho, a Prefeitura de Além Paraíba recebeu R$ 914.582,09 a título de repasse do FUNDEB. O total acumulado nos sete primeiros meses do ano chegou a R$ 7.479,724,76. Pela legislação, 60% dos recursos do FUNDEB devem ser aplicados na remuneração dos profissionais do magistério em efetivo exercício de suas atividades no ensino público e os 40% restantes devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento das escolas.

Prefeitura de Além Paraíba quer conceder abono aos servidores da Saúde

A Prefeitura de Além Paraiba encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal para a concessão de abono em dinheiro aos servidores públicos municipais que estejam atuando na prestação de serviços em situação de risco direto de possibilidade de contaminação pelo novo Coronavírus. O Executivo Municipal solicitou que a tramitação do referido projeto seja em caráter de urgência. O abono, segundo a proposição, será de cinco parcelas mensais de R$ 250,00, a partir deste mês de agosto. O abono é uma forma de incentivo e reconhecimento aos servidores que se expõem à contaminação, trabalhando na linha de frente de combate a pandemia.

Prefeitura de Além Paraíba arrecadou mais de R$ 10 milhões em julho

Segundo o portal da transparência da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, o total líquido das Receitas Orçamentárias atingiu R$ 10.557.111,20 em julho deste ano. O acumulado nos primeiros sete meses do ano ficou em R$ 53.045159,02. As maiores fontes de receita foram o Fundo de Participação dos Municípios, FPM, o IPTU, o FUNDEB e o ICMS.  A estimativa de arrecadação para o ano é de R$ 94.419.605,07. Em 2019, o resultado acumulado alcançou R$ 89.594.342,66. Os dados estão disponíveis no site alemparaiba.mg.gov.br

Sapucaia registra o 23º óbito por Covid-19

Sapucaia registrou o 23º óbito por covid-19. Trata-se de uma mulher, de 62 anos, que residia na localidade de Volta do Pião e que estava internada desde o último dia 25 de julho no Hospital São Salvador. Ela portadora de hipertensão e diabetes. Conforme Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde cde Sapucaia, já são 476 os casos confirmados de coronavirus em Sapucaia, 8 a mais do que o número registrado no Boletim anterior. Já foram notificados 1.126 casos, 82 estão sendo monitorados, 1.749 foram liberados de monitoramento, 206 foram descartados, 6 casos suspeitos estão em análise, 8 pacientes estão internados e 426 já foram recuperados. O maior número de casos confirmados, 235, é na cidade de Sapucaia, seguida por Anta com 125 e Jamapará 59.

Guarda Mirim volta a cobrar estacionamento em Além Paraíba

A partir da última segunda-feira (17), a Associação da Guada Mirim de Além Paraiba voltou a cobrar a Taxa de Estacionamento, o que não vinha sendo feito desde o início da pandemia. Alguns proprietários de veículos reclamaram que foram surpreendidos com a volta da cobrança, mas a direção da entidade afirmou que foi feita uma comunicação prévia pelo seu Site nas redes sociais e por uma emissora de rádio que não teve o nome revelado. De segunda a sexta-feira a Taxa é de R$ 1,80 a hora e aos sábados a cobrança é feita das 09:00 às 13:00 horas. Enquanto a cobrança não estava sendo feita a Associação da Guardam Mirim vinha contando com auxílio do Governo Federal para manter os salários dos Mirins, mas, com o fim dos benefícios, a situação se agravou, cursos e outros benefícios sociais foram suspensos e o grande objetivo agora é voltar a manter a folha de pagamento, já que tais recursos são de grande importância para os Guarda Mirins, pois a grande maioria ajuda no sustento de suas respectivas famílias.

Prefeitura e ACRAP rdealizam projeto de arborização em Além Paraíba

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba em parceria com a ACRAP iniciou o plantio de árvores dentro do projeto de revitalização do município. As primeiras mudas foram plantadas no Goiabal e outros bairros da cidade receberão o plantio de árvores nativas que, certamente contribuirão para a melhoria da arborização da cidade, especialmente nas áreas onde é grande a carência de árvores que podem contribuir com a qualidade de saúde dos moradores de tais localidades.

Além Paraíba recebeu em agosto R$ 414 mil do Bolsa Família

Neste mês de agosto, o programa Bolsa Família repassou R$ 414.257,00 para 2.142 famílias cadastradas em Além Paraíba. O total significou um repasse médio de R$ 193,40 por família. O total e janeiro a julho alcançou R$ 3.044.998,00. No ano passado, o governo transferiu R$ 4.135.861,00 para as famílias cadastradas em Além Paraíba, Dentre o total de famílias, 87,3 % dos responsáveis familiares eram do sexo feminino. O número de pessoas beneficiárias do Programa equivale aproximadamente a 18% da população total do município, abrangendo 1.350 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. A cobertura do programa foi de 116 % em relação à estimativa de famílias pobres no município. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo IBGE.

Além Paraíba prepara mais uma campanha de vacinação antirábica animal

A Campanha Antirábica Animal 2020 em Além Paraiba vai começar no próximo dia 31 de agosto. O cronograma de vacinação já foi elaborado e a Terra do Santo será o primeiro bairro beneficiado. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A doença é transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordida, podendo ser transmitida também por arranhões e lambidas.