terça-feira, abril 30, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Professor de epidemiologia diz que hidroxicloroquina poderia salvar 100.000 vidas nos EUA, mas está sendo sufocada por uma ‘guerra de propaganda’

“É uma droga política agora, não uma droga médica”, disse Risch

O professor de epidemiologia da Universidade Yale, Dr. Harvey Risch, afirmou, dia 20 de julho último, acreditar que a hidroxicloroquina poderia salvar até 100.000 vidas se usada adequadamente para tratar o coronavírus.

Em entrevista à Fox News, Risch insistiu que a polêmica droga provou ser eficaz contra a doença e que as pessoas poderiam usar com segurança, mas lamentou que o medicamento tenha sido vítima de uma “guerra de propaganda”.

“É uma droga política agora, não uma droga médica”, disse Risch. “Acho que estamos basicamente travando uma guerra de propaganda contra os fatos médicos, e isso não apenas as pessoas da população, como elas pensam sobre isso, mas também os médicos”.

“Muitos médicos receberam comentários hostis dizendo que todas as evidências são ruins e, de fato, isso não é verdade”, disse ele. “Todas as evidências são realmente boas quando usadas em pacientes ambulatoriais.”

“No entanto, as únicas pessoas que realmente vêem isso são toda uma pilha de médicos que estão na linha de frente tratando esses pacientes em todo o país – e são eles que correm o risco de serem forçados a não fazer isso”, continuou.

Ele afirmou que “75.000 a 100.000 vidas seriam salvas” se o medicamento fosse amplamente utilizado até de maneira preventiva.

Risch, que é pesquisador da Escola de Saúde Pública de Yale, publicou um estudo sobre a eficácia da hidroxicloroquina no início de junho e concluiu que o medicamento deve ser “amplamente disponível”.

Fonte: Site Real Notícia / Fox News

Imagem: Fox News