sábado, maio 4, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO: MP da Comarca de Além Paraíba tem mais um Inquérito Civil aberto em Santo Antônio do Aventureiro

Novo Inquérito foi aberto em 10 de janeiro deste ano e envolve familiar do Secretário Municipal da Fazenda, acusada de ser funcionária fantasma.

Centro da cidade de Santo Antônio do Aventureiro (Foto: Prefeitura Municipal – Reprodução)

Santo Antônio do Aventureiro, município serrano vizinho a Além Paraíba, virou notícia por toda região nos últimos dias. Semana passada, o site G1 publicou ampla reportagem versando sobre suspeita de desvio de recursos dos cofres públicos. Ainda na semana passada, o Jornal Agora também publicou reportagem, que segundo sua diretora Marília Rosestolato teria sido “matéria paga”, onde o secretário municipal da fazenda aventureirense, Altivo Carlos Pires, afirmou que o ALÉM PARAHYBA estaria sendo processado por não conceder o sagrado Direito de Resposta a uma reportagem veiculada na edição 1073, de 30/10/2019, onde o foco principal eram os gastos de dinheiro público com diárias de viagens.

Vale ressaltar, antes de veicular a notícia o jornal dirigido pela professora Rosestolato sequer ouviu a outra parte, o que, no entendimento da direção do ALÉM PARAHYBA, foi uma tremenda falta de ética profissional. “Valeu mais a entrada do dinheiro no bolso do que ouvir um colega que sempre foi parceiro e defendeu o jornal considerado co-irmão em diversas vezes, como à ocasião em que jogaram ácido sobre o automóvel da professora; a defesa feita quando, em certa ocasião, foi chamada de ‘prostituta da imprensa’ por um ex-prefeito já falecido; bem como convidar, como diretor do Sindijori, para associar-se à entidade sindical o que acabou resultando em alguns milhares de reais de publicidade no caixa do veículo de comunicação que foi fundado pelo saudoso Paulo Roberto de Carvalho e Geraldo de Souza Vanini”, enfatiza Flávio Senra.

Hoje (03), através da Rádio CPN e outras informações que chegaram à nossa redação chega a informação da existência de outro Inquérito Civil, aberto também pelo Ministério Público da Comarca de Além Paraíba em 10/01/2020, de nº MPMG-0015.19.000201-2, 1ª Promotoria de Justiça, ora suspenso desde o dia 19 de março último devido a Covid-19.

Segundo a notícia veiculada na emissora de rádio alemparaibana, a esposa do secretário municipal da Fazenda de Santo Antônio do Aventureiro, Altivo Carlos Pires, estaria sendo investigada pelo MP como funcionária fantasma na municipalidade serrana por mais de dois anos, daí a abertura do Inquérito Civil mencionado anteriormente, procedimento promovido com a finalidade de apurar ausência de efetiva prestação de serviços por parte de Ana Cristina Souza Ferreira, servidora do Município de Além Paraíba, perante a municipalidade de Santo Antônio do Aventureiro.

O ato ilícito, diz material colhido pela reportagem do ALÉM PARAHYBNA, teria sido perpetuado por mais de 2 (dois) anos, e ocorreu durante a vigência de permuta entre a referida servidora e a servidora Luciana Aparecida Binas Arleu, permuta esta que tinha por base um Convênio firmado entre os citados municípios, devidamente extinto por conta da Recomendação Ministerial nos autos do Inquérito Civil nº 0015.19.000107-1. Luciana teria cumprido com o convênio firmado entre as municipalidades; entretanto, Ana Cristina nunca teria cumprido com sua parte.

Antes da veiculação desta notícia, o editor Flávio Senra fez contato via e-mail com o secretário municipal da Fazenda aventureirense, que respondeu: “Avaliando o resumo da notícia que se pretende publicar, conforme comunicado a mim enviado por Vossa Senhoria, percebo que as informações que subsidiam as publicações que se pretende realizar estão incompletas e equivocadas, de modo que a publicação sem a análise da versão dos fatos pelos envolvidos poderá ensejar a publicação de matéria que destoa da realidade, com potencial, inclusive, de lesar direitos dos envolvidos”… “é de salutar importância que seja franqueado aos envolvidos o acesso ao material que se pretende publicar, a fim de evitar lesão a direitos e discussões jurídicas futuras. Certo de seu compromisso com os princípios norteadores do jornalismo, aguardo a resposta”, enfatizou Altivo Pires.

Em resposta, o editor do ALÉM PARAHYBA indagou se o titular da Pasta da Fazenda do município de Santo Antônio do Aventureiro tinha interesse em complementar as informações, e a resposta foi clara e imediata: “Tenho sim. Na segunda feira encaminho a minha versão dos fatos ora levantados”, afirmou.

Hoje (03/ago), por volta de 13 horas, após a emissora de Rádio CPN noticiar o fato, restou ao ALÉM PARAHYBA enviar um e-mail a parte interessada, no caso Altivo Carlos Pires, que como resposta, num tom que foi entendido como de ameaça, enviou a seguinte frase através de e-mail: “Os pedidos de direito de resposta serão feitos na forma da lei, bem como as medidas administrativas e judiciais cabíveis serão tomadas”.

Andamento do Inquérito Cívil MPMG-0015.19.000201-2, 1ª Promotoria de Justiça
da Comarca de Além Paraíba.