sexta-feira, maio 3, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Procon-RJ multa cinco empresas em Teresópolis

Aumento abusivo de preços constatado no município.

O PROCON-RJ, autarquia do Estado do Rio de Janeiro, realizou operação de fiscalização na semana passada, em supermercados e lojas de material de construção em Teresópolis, atendendo denúncias de consumidores.

Os agentes compararam os preços de venda atual dos produtos com valores praticados em agosto. Os fiscais estiveram nos supermercados Multimarket, Extra (foto), Regina e Rede Economia para averiguar denúncias de aumento abusivo de preços do arroz, óleo de soja, feijão e leite.

Todos os estabelecimentos apresentaram problemas e foram autuados por não justificarem o aumento de preços, conforme a lei 8769 de 23 de março de 2020. A elevação do valor de venda do feijão, óleo e leite foi justificado no Multimarket pelo aumento de custos vindo do fornecedor, através da apresentação de notas fiscais de compra. A autarquia irá notificar o fornecedor para justificar o aumento do preço.

Não foi possível fazer o comparativo de preço do feijão e do leite no Supermercado Regina por ausência de documentos, que deverão ser apresentados à autarquia. As empresas terão que apresentar documentos ao Procon-RJ em até 15 dias.

A loja de material de Construção HG Casa foi autuada por aumento injustificado de preço do tijolo, telha e cimento.

Outras empresas fiscalizadas no município não foram autuadas por abuso nos preços.

Enquanto em Teresópolis o PROCON funciona a todo vapor, o mesmo órgão em Além Paraíba nada faz, ao que parece nem existe…

Fonte: Portal Terê com informações e fotos do PROCON-RJ